Ações sobre o trânsito em Itabuna são apresentadas na Associação Comercial


Santana, sobre estacionamento: "Temos que ter a colaboração de todos".


Foto: Viviane Cabral

Os empresários receberam o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran de Itabuna, Gilberto Santana na segunda-feira, 6, em Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI. No encontro, o gestor esclareceu sobre o estacionamento no centro da cidade após o processo solicitado pela Prefeitura Municipal para a extinção da concessão dos serviços de zona azul, que estavam sendo operados pela Dom Parking.

A medida foi tomada, segundo o secretário, depois que o Ministério Público acionou a prefeitura por encontrar irregularidades na empresa. A Dom Parking recorreu na justiça e conseguiu uma liminar expedida pela 1ª Vara da Fazenda Pública, que garantiu a continuidade dos serviços de cobrança pelo estacionamento. Em seguida, o Tribunal de justiça da Bahia derrubou a liminar e suspendeu a cobrança, porém, a empresa continuou descumprindo a decisão do TJ-BA.

No final do mês de julho, a empresa foi notificada, porém manteve a cobrança até a semana passada, quando a Prefeitura de Itabuna recorreu novamente ao TJ-BA. Após esse processo, Santana declarou que o município vai buscar uma nova licitação para que uma outra empresa possa explorar os serviços de zona azul. O Secretário destacou que Itabuna é uma cidade que precisa de rotatividade, e enquanto não acontece outro processo licitatório, ele pediu o apoio dos comerciantes e da população em geral.

“Sobre o estacionamento, vai depender da consciência de cada comerciante, pois muitos estacionam os seus carros na porta dos estabelecimentos e passam o dia inteiro, evitando que outras pessoas possam utilizar o estacionamento para fazer suas compras. Temos que ter a colaboração de todos porque não temos como forçar as pessoas a fazerem a rotatividade do trânsito”, declarou Santana.

Diante da falta do serviço de zona azul, os empresários cobraram do Poder Público uma ação mais enérgica sobre estacionamentos irregularidades de vendedores ambulantes, que acontecem diariamente no centro da cidade e dificultam a organização do trânsito. Sobre isso, o presidente Sérgio Velanes chamou a atenção para a necessidade do “Poder Público Municipal se unir mais com as entidades de classe visando conscientizar a população sobre a necessidade de organização do trânsito na cidade”, concluiu o presidente.