A SUCESSÃO E OS PREFEITURÁVEIS


Segundo Wense, não há como falar de sucessão sem citar Fernando Gomes


Toda vez que comento sobre a sucessão de Itabuna, já em pleno vapor, principalmente nos bastidores, lembro do saudoso jornalista Eduardo Anunciação e de sua conceituada coluna Política, Gente, Poder, no Diário Bahia.

Anunciação, meu primo querido, um dos responsáveis pela minha incursão no empolgante mundo do jornalismo político, achava engraçado as críticas de que suas análises em relação à sucessão municipal sempre constava o nome de Fernando Gomes.

Duda (ou Gaguinho), como era carinhosamente chamado, toda vez que conversava comigo sobre política, dizia: Primo, como é que vou comentar a política de Itabuna sem falar de Fernando Gomes?

Hoje, depois de um bom tempo, acontece a mesma coisa. Não tem como deixar o atual alcaide, que pode disputar o sexto mandato, de fora da análise do processo sucessório.

O mesmo raciocínio vale para o médico Antônio Mangabeira, pré-candidato do PDT. Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que o pedetista vai polarizar o pleito. A dúvida é com quem.

Outro ponto é que, mais cedo ou mais tarde, será inevitável que se faça um enxugamento nessa avalanche de postulantes ao comando do centro administrativo Firmino Alves. Não tem como comentar sobre todos que se dizem prefeituráveis.

Somente poucos, no máximo seis, vão colocar sua foto na urna eletrônica. Temos também muitos vice-prefeituráveis e até os que serão candidatos ao Legislativo, alguns buscando à reeleição para o Parlamento municipal.

Não podemos esquecer dos “prefeituráveis” que adoram a mídia. Uma simples citação do nome, em qualquer meio de comunicação, já é motivo de alegria e comemoração.

Devo logo dizer, como forma de previnir dos maldosos boateiros de plantão, que os partidos têm todo o direito de ter seu pré-candidato, como o comentarista político de achar que as pré-candidaturas de fulano, sicrano e beltrano não vão até o fim de maio de 2020, mês que antecede as convenções partidárias.

No mais, esperar que o tempo, que é inexorável e senhor da razão, torne o cenário da sucessão mais claro, dissipando o nevoeiro.

Fernando Gomes, atual prefeito de Itabuna