Acaba greve dos professores em Itabuna


Tarde de aulas na rede municipal, após 69 dias de paralisação


Na manhã de hoje, professores decidiram encerrar o movimento (Foto: Jeremias Barreto/Ascom SIMPI)

Os professores da rede municipal de Itabuna, que estavam em greve há 69 dias, interromperam o movimento na tarde desta segunda-feira (19), após audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Itabuna. Segundo a presidente do SIMPI (Sindicato do Magistério Público de Itabuna), Carminha Oliveira, o mérito da questão ainda não foi julgado, mas a categoria decidiu hoje, em assembleia, retomar as atividades.

O calendário para reposição das aulas ainda será definido entre os professores e o governo, sob mediação do Ministério Público Estadual.

Ficou acertado, também, que os salários de outubro dos educadores em readaptação funcional deverão ser pagos até 04 de dezembro. Além disso, um grupo de 40 professores que se encontram nessa situação deverão retornar para a folha do Fundeb nessa data.

“O sindicato tem até quinta-feira para apresentar as contrarrazões na ação de dissídio coletivo da greve; no dia 06 dezembro, esta ação será julgada”, afirma a sindicalista.

 

Reivindicação

Durante toda a campanha salarial, os professores reivindicavam um reajuste de 6,81%, enquanto o governo municipal chegou a oferecer, no máximo, 2,8%.

Como não foi selado um acordo, a paralisação estendeu-se até os 69 dias.