Acaba racionamento em Itabuna, mas economia de água deve continuar



água
Ao menos pelos próximos 60 dias, Itabuna está livre do racionamento
jader guedes
Jader Guedes, presidente da Emasa

O presidente da Emasa,  Jader Guedes, anunciou que o fornecimento de água tratada à população está sendo normalizado em função das chuvas que têm caído em Itabuna e na região nos últimos dias, com o registro de 150 milímetros esta semana. Ele descartou a possibilidade de um novo racionamento nos próximos 60 dias, mas pediu que a população continue racionalizando o uso da água evitando o desperdício, pois a cidade não dispõe de reservatório.

Guedes destaca que estas chuvas chegaram no momento certo,  uma vez que  a situação estava ficando crítica, pois a captação havia caído para apenas 350 litros por segundo na Estação de Rio do Braço e em Nova Ferradas havia sido paralisada. Com as chuvas, a captação foi ampliada para 650 litros, o que vai permitir regularizar o abastecimento, embora possam ocorrer problemas pontuais em área de relevo acidentado.

Segundo ele, em função das chuvas, o aumento do volume de água em Rio do Braço permitiu aumentar a captação para 550 litros por segundo; em Nova Ferradas, foi retomada e deverá ser ampliada nos próximos dias. O volume captado em Nova Ferradas permite abastecer a região oeste de Itabuna, que abrange os bairros de Ferradas, Nova Ferradas, Sinval Palmeira, Urbis 04 e Rua de Palha.

Itabuna tem 220 mil habitantes e não dispõe de reserva de água, um problema que só deverá ser resolvido com a conclusão da barragem do rio Colônia, o que só deverá ocorrer em abril. Em função desta limitação, o abastecimento da comunidade depende de chuvas regulares para eliminar o risco de novo racionamento.