Academia de Letras de Itabuna abre projeto Roda de Leitura com beleza e magia



Alunos da escola Pio XII e acadêmicos mergulhados no encanto dos livros

 O encanto dos livros, a magia da imaginação, a sabedoria compartilhada. Tudo isso predominou na abertura do projeto Roda de Leitura, da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), nesta sexta-feira de primavera. O ponto de partida da iniciativa, coordenada pela acadêmica Raquel Rocha, foi a escola Pio XII, no bairro Conceição.

Os alunos puderam ouvir histórias, conversar sobre elas, dividir ideias condizentes com o conteúdo ali mostrado. Ao final, manifestaram satisfação diante da possibilidade de fazer do livro um companheiro.

O projeto, que deverá chegar mensalmente a escolas públicas e particulares, tem um objetivo definido: desenvolver o gosto pela leitura, formar leitores e divulgar a literatura do sul da Bahia, bem como a nacional.

A iniciativa prevê a ida mensal de acadêmicos da instituição a escolas públicas e privadas da cidade, reunindo alunos em uma roda, uma ciranda, guiada pela magia da leitura. Esta primeira incursão será na Escola Pio XII, no bairro Conceição, nos turnos da manhã e da tarde.

Nos próximos momentos, inclusive, poderão estar em contato com o público a que se destina a Roda de Leitura autores do porte de Ruy do Carmo Póvoas, Cyro de Mattos e Tica Simões, entre outros participantes da Academia.. Eles oferecem, afinal, o que há de melhor, numa literatura robusta, com personalidade, cujo conteúdo compõe o saber regional, propiciando às novas gerações o conhecimento sobre sua história e sua origem.

A presidente da ALITA, Silmara Oliveira, reforçou o quanto a instituição está disponível para a continuidade – e ampliação – deste projeto. “Estamos de braços abertos aos convites para atender no que é nosso objetivo: a divulgação dos nossos escritores e literatura”, afirmou.

A expressão dos participantes prova o quanto foi proveitosa a Roda da Leitura