Ação da Justiça do Trabalho assegura R$ 1 milhão para Hospital de Base; Santa Casa também é beneficiada



Hospital-de-Base-quer-investir-em-reequipamento-01-foto-Waldyr-Gomes
O Hospital de Base atende a pacientes de mais de 100 municípios

Por meio de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho contra as Lojas Americanas, foi assegurada a destinação de R$ 1 milhão para benfeitorias no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

A sentença foi assinada pela juíza Eloína Machado, homenageada ontem (23) durante café da manhã com a presença de representantes do governo municipal, diretores da unidade e vereadores.

Na oportunidade, o prefeito Fernando Gomes agradeceu a sensibilidade da juíza com as causas que dizem respeito ao povo de Itabuna. Por sua vez, Eloína Machado falou de sua satisfação em fazer da justiça uma instituição parceira do poder público municipal, em benefício da comunidade.

“Eu tenho um amor muito grande por essa terra e me sinto também responsável pela cidade. Fico muito feliz quando tenho a oportunidade de servir, fico feliz que, de forma simplória, eu possa ter ajudado Itabuna. Eu conclamo a todos, vamos fazer a nossa parte!”, concluiu a juíza. A sentença, que resultou na doação de recursos, foi homologada pela Justiça do Trabalho na última quinta-feira (18).

SCMI - homenagem à Juíza Eloína na Unidade de Radioterapia (3)
A juíza Eloína Machado (à esquerda) recebeu homenagem na Unidade de Radioterapia, no Hospital Manoel Novaes

Recurso permite ampliação da Unidade de Radioterapia

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna finalmente ampliará o espaço físico da Unidade de Radioterapia para instalação do novo Acelerador Linear, equipamento que igualará o tratamento contra o câncer oferecido hoje na instituição aos existentes nos maiores centros de saúde do Brasil.

O recurso previsto para a construção somente foi possível a partir da homologação pela Justiça do Trabalho da Ação Civil Pública citada acima. Um ato de agradecimento à juíza Eloína Machado foi organizado pela Santa Casa de Itabuna e por pacientes em tratamento marcaram a tarde de segunda-feira (22).

O recurso previsto será utilizado para construção de um bunker, como é chamada a Unidade física com destinação exclusiva para instalação e operacionalização do novo equipamento de tratamento radioterápico. Por se tratar de Radioterapia, toda a estrutura é específica e regulada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) e o custo elevado nunca possibilitou à Santa Casa a realização deste investimento. “A notícia foi comemorada pela Santa Casa e pela sociedade em geral, principalmente, as famílias dos mais de 20 mil pacientes já atendidos na Unidade. Reconhecemos a grandeza da ação e a dedicação especial da juíza Eloína Machado para a concretização deste sonho”, declarou o provedor da Santa Casa de Itabuna, Dr. Eric Ettinger de Menezes Júnior. Somente em 2016, a Unidade de Radioterapia realizou mais de 112 mil procedimentos, entre os quais 101 mil só para o SUS.

Para Dra. Eloína Machado, é muito gratificante atuar na sua profissão pela qual é apaixonada e ainda poder ajudar o coletivo. “Nessa vida só temos significado quando conseguimos dar significado à vida de alguém e eu pedi a Deus que me mostrasse onde eu poderia ajudar ainda mais à minha comunidade. Somos pioneiras entre juízas a direcionar à causas coletivas estes recursos oriundos de sentenças trabalhistas, e a saúde é uma área que sempre me sensibilizou”, declarou.

Sobre a nova Unidade

A nova Unidade abrigará um novo Acelerador Linear modelo Sinergy Plataform da Elekta, adquirido em 2011 ainda na gestão do Dr. Renan Moreira (in memória), equipamento de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), que trata o câncer a partir da emissão de fótons e elétrons com MLC e sistema conformacional em 3D.

“São informações técnicas para dizer que, com a instalação deste novo equipamento, teremos nossa capacidade de atendimento aumentada, e, acima de tudo, uma qualificação da assistência prestada, já que este equipamento eleva a rapidez do tempo de resposta, diminuir os riscos de exposição das células não-alvo, garantindo maior qualidade de tratamento ao paciente em tratamento contra o câncer”, declarou o médico diretor da Unidade de Radioterapia, Dr. Eric Santarém.

Para o médico radioterapeuta e também membro da equipe da Unidade de Radioterapia de Itabuna, Dr. José Bandeira, a previsão de recurso para a construção deste novo espaço representa muito para a saúde da população de Itabuna. “Estamos todos muito felizes com a chegada do recurso, com os ganhos em qualidade de vida para o paciente em tratamento contra o câncer na Unidade de Radioterapia, mas, principalmente, pela fonte de origem do recurso. É preciso reconhecer iniciativas como esta que contam como o Brasil pode dar certo, e desejar que ela seja replicada em outros Tribunais e siga distribuindo esperança”, declarou Dr. Bandeira.