Acesso a contas em braile para deficientes visuais em discussão na Câmara de Itabuna


Lei proposta e devidamente aprovada, segue para votação no Plenário


Reunião das Comissões Técnicas decide os temas que são abordados em Plenário na Casa

Um passo considerável em defesa da inclusão dos portadores de deficiência visual em Itabuna foi dado segunda-feira (4): as Comissões Técnicas da Câmara decidiram levar para votação em plenário a possibilidade de os deficientes visuais solicitarem, de acordo com a necessidade deles, uma versão em Braile ou em letras ampliadas das contas de água, IPTU, ISS e outros tributos municipais.

A mudança é fruto do projeto (nº 50) do vereador Babá Cearense (PSL), cujo relator foi Chico Reis (PSDB). Os outros colegas edis presentes ao ato foram unânimes em reconhecer a importância da lei, através da qual a cidade seguirá uma legislação federal já em vigor.

Necessidade de digitalização

Outro ponto de intenso debate na reunião das Comissões foi sobre o projeto (nº 47), que dispõe sobre a criação do cargo de Diretor Legislativo. A proposta ainda não pôde ser apreciada, porque edis pediram vistas e ainda não tiveram acesso à proposição por completo. Nesse ponto, o questionamento do relator Júnior Brandão (PT) foi veemente na defesa da digitalização dos documentos: “Qualquer cidadão tem acesso ao processo. Não é possível ficar nessa Casa só com papel”.

Como um dos que pediram vistas, o vereador Antônio Cavalcante (MDB) destacou o valor de todos os edis poderem conhecer os processos na íntegra. O presidente da Comissão, Robson Sá (PP), concordou e lembrou a importância da liberdade de informações para os vereadores poderem agir em favor da população. “Que nós, vereadores, tenhamos o controle dessa Casa como um todo! Defendo a transparência, para que o povo também possa ter controle do que fazemos aqui”, argumentou.

Vale lembrar que um dos compromissos já firmados pela mesa-diretora é de adesão ao programa federal Interlegis, para modernização e transparência das Câmaras Municipais.