Governo Vane de combate às drogas conquistam prêmio



O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, comemora a eficiência das ações integradas do seu governo no combate às drogas, com resultados que ganham o respeito e o reconhecimento nacional. “São ações que envolvem a inclusão social pela arte, cultura, esporte e cidadania, articuladas por secretarias municipais que fortalecem permanentemente o elo do governo com a juventude local”, destacou.

Vane ressalta que as medidas de apoio à juventude e de combate às drogas estavam previstas no Plano de Governo apresentado à sociedade há três anos e meio e passaram a ser desenvolvidas a partir do macro programa “Itabuna: Uma Cidade de Paz”. O programa envolve a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e as secretarias municipais de Esportes e Recreação, da Saúde e da Assistência Social.

Na semana passada, em Brasília, o prefeito de Itabuna recebeu uma importante premiação que lhe foi conferida pela Associação Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil (ANPV) e Frente Parlamentar Mista dos Municípios (FREMAPREV). Tais entidades avaliaram as gestões municipais em quatro eixos: sustentabilidade, meio ambiente, segurança pública e combate às drogas.

Itabuna foi escolhido como o município brasileiro que mais se destacou na eficiência de políticas públicas de combate às drogas, através de campanhas e ações culturais e esportivas para inserção e reintegração sociais. “Estamos tendo o reconhecimento deste trabalho. Mas, o mais importante é que nos tornamos referência, um modelo a ser seguido”, destaca o prefeito.

REFERÊNCIA NACIONAL

Vane ressalta que, ao mesmo tempo em que recebia a premiação, na presença de autoridades nacionais e estrangeiras, em Brasília, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) apresentava detalhes do programa Viv-A-rte, na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, em Curitiba, considerado um dos polos mais influentes da cultura nacional. “Esta foi a primeira vez que uma experiência grapiúna foi debatida como modelo e referência em um evento internacional”, garante, acrescentado que o programa se destaca junto aos jovens pelas práticas de prevenção de doenças e cuidados com a saúde.

Vane recebe premiação em Brasília pelo combate às drogas - Foto3 Divulgação
Vane recebe premiação em Brasília pelo combate às drogas

No esporte, o prefeito destaca como elementos fundamentais para a integração da juventude de Itabuna, a recuperação de 10 quadras poliesportivas e a construção de cinco campos de areia em áreas periféricas da cidade e distritos. Além de oportunizar o espaço, a Prefeitura idealizou competições esportivas, com a participação de atletas de todas as regiões da cidade, a exemplo do Bom de Bola, Melhor na Escola, Taça Cidade de Futsal, Jogos Estudantis e deu seu apoio aos Campeonatos Interbairros de Futebol e o amador.

Na cultura, projetos como Viv-A-rte e Casa das Artes, beneficiam cerca de 10 mil jovens e adolescentes com cursos, a exemplo de violino, dança, capoeira, etc. O prefeito Claudevane Leite também destaca o Programa “Crack, é Possível vencer”, o apoio dado aos moradores de rua, através do Centro POP; e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade através da Casa de Passagem mantida pela Secretaria de Assistência Social. Da Bahia, além de Itabuna, também foram agraciados os prefeitos de Camaçari, Ademar Delgado das Chagas, e de Cafarnaum, Euilson Joaquim da Silva.