Albergue Bezerra de Menezes beira meio século e amarga falta de recursos


Entidade abriga 100 pacientes e, no momento, não recebe recursos públicos


O albergue atende a idosos e portadores de problemas mentais

 Prestes a completar 48 anos de história dia 10 de outubro, o Albergue Bezerra de Menezes segue numa verdadeira labuta para suprir as necessidades básicas. No momento, por exemplo, recorre a doações para adquirir colchões e capas impermeáveis onde possam dormir os pacientes que vivem no local. Devido ao uso intenso, a situação é mais extrema para os 13 que estão acamados. “Sem capa fica complicado manter”, afirma Isaura Brandão, uma das envolvidas com o albergue.

A entidade, situada à avenida Bionor Rebouças Brandão, nº 720, bairro Antique, em Itabuna, é presidida por César Brandão – que batalha para levar adiante o trabalho do fundador Bionor Rebouças (in memoriam). Atualmente, lá moram 100 pessoas, sendo uma parte idosa (a mais velha tem 106 anos) e outra quantidade portadora de problemas mentais. Embora tenha certificados de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, a instituição não tem recebido recursos para custear alimentação e medicamentos, por exemplo.

O atendimento aos pacientes é feito por uma equipe de 36 pessoas. Apenas o médico, que atende uma vez por semana, é voluntário. Mas a entidade precisa arcar com a remuneração de todos os outros funcionários, como assistente social, psicóloga, enfermeira e técnica de enfermagem. No momento, dispõe apenas da renda de 57 pacientes aposentados.

“Eles que mantêm; essa renda é para tudo: salário, comida, remédio, luz, água … Só de salários são quase 40 mil reais. No Sus consegue poucos remédios, a maioria é comprada, fralda comprada, todo o material da enfermaria comprado”, detalha Isaura Brandão.

Quem estiver disposto a colaborar com a causa pode entrar em contato pelos telefones (73)

3215-1511 (falar com Adça ou César Brandão) e 99123-9964 (Isaura Brandão).