Albergue Bezerra de Menezes: quase cinco décadas de serviço e cuidado



@ site 1-albergue
O Albergue Bezerra de Menezes faz parte da história de Itabuna

Por Simone Nascimento

 

Quase metade dos 106 anos de emancipação política, festejados por Itabuna nesta quinta-feira, 28, são comemorados pelo Albergue Bezerra de Menezes. A instituição sem fins lucrativos faz parte da história dos itabunenses, desde que foi fundada, há 48 anos por Bionor Rebouças Brandão, que faleceu em 87, passando o “cajado” para o filho César Brandão.

Inicialmente, o projeto era acolher pessoas carentes acometidas pela tuberculose, muito comum naquela época. Mas, com o passar dos anos, a doença foi controlada e a entidade continuou recebendo pacientes com outras enfermidades, como câncer e HIV.

Atualmente, abriga 169 pacientes, dos quais 19 são idosos. Alguns desses anciões foram “esquecidos” pela família e se tornaram moradores definitivos do albergue. Um deles, por exemplo, tem 91 anos de idade e está lá há 20. Na entidade, os internos recebem atendimento médico, cuidados de higiene, alimentação, entre outras coisas, até se restabelecerem e retornarem para suas casas.

Ao Diário Bahia, o diretor César Brandão disse que os pacientes, todos muito debilitados, quando ali chegaram, foram levados pelos próprios familiares, que alegavam não ter condições de arcar com o tratamento nem com uma alimentação adequada. No entanto, nos bastidores desse trabalho voluntário, cujo lema é “fazer o bem sem olhar a quem”, a situação é bem crítica.

 

Custos fixos

Talvez muitos não saibam, mas para promover todos esses benefícios, são necessários, no mínimo, R$ 69 mil mensais, valor estimado da folha de pagamento de pessoal. O Albergue recebe do governo municipal uma verba de R$ 30 mil, por mês. E César é categórico ao afirmar que, se não fosse a ajuda da sociedade, o “Bezerra de Menezes” já teria fechado as portas há muito tempo.

“Temos 38 funcionários. São três enfermeiros, cinco técnicos, cozinheiras, auxiliar de serviços gerais, setor administrativo. Quero ressaltar que recolhemos todos os INSS de todos os funcionários e da instituição”, observou Brandão. “A gente agradece a população pelo carinho. O apoio dela é decisivo para que continuemos com esse trabalho”, frisou.

 

Segurança e solidariedade

E por falar em apoio, desde o início do mês, policiais militares da Base Comunitária de Segurança do bairro Monte Cristo, quase vizinhos do Albergue, iniciaram uma campanha para arrecadar fraldas geriátricas e produtos de higiene em prol do abrigo. No último final de semana, até uma festa foi promovida, dessa vez para arrecadar alimentos.

O II Forró da Solidariedade da BCS Monte Cristo aconteceu na AABB e muita gente abraçou a causa, inclusive artistas regionais. A entrega de todo o material arrecadado está prevista para o dia 5 de agosto.

Quem quiser colaborar com o Albergue pode entrar em contato através do telefone (73) 3215- 1511, ou ir pessoalmente, na avenida Bionor Rebouças, bairro Antique. Até 2014, mais de 21 mil pessoas já tinham sido assistidas pela instituição, segundo levantamento da direção.