Aldenes Meira mira na Presidência da Câmara e na Prefeitura de Itabuna


Vereador articula para chapa única na eleição do Poder Legislativo


Aldenes Meira está no segundo mandato como vereador (Foto: Celina Santos)

O vereador Aldenes Meira (PCdoB), que foi presidente da Câmara de Itabuna por dois mandatos na legislatura anterior, está firme na articulação com os colegas, para voltar ao posto. Ele disse ao Diário Bahia que tem conversado na tentativa de viabilizar uma chapa única na disputa.

“Estamos buscando um Legislativo mais proativo, que construa nossa sede. Ainda me sinto um pouco frustrado, porque eu tinha três metas: implantar o Portal da Transparência, realizar o concurso público … duas eu consegui e gostaria de ter mais um mandato pra perseguir o objetivo de ter uma sede da Câmara de Vereadores; aquela casa que estamos ocupando é uma casa da cultura. Então, essa é uma bandeira minha. Posso até apoiar outro que tenha essa mesma bandeira”, elabora.

O quê faltou

Perguntamos o quê ele considera que faltou no período em que Chico Reis (PSDB) comandou a Casa. Cauteloso, aponta: uma revisão na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno; democratizar mais a Casa e fazer uma reforma administrativa, para dar mais isonomia a cada vereador.

“Acho que deveria ser equânime a distribuição da assessoria dentro da Casa, por exemplo. Os vereadores precisam ter assessoria de gabinete, de espaço, para implementar suas metas, fazer seus projetos, precisamos democratizar mais isso aí”, acrescenta.

Pré-candidato a prefeito

Mas as pretensões políticas do comunista não param por aí. Ele contou ter a pretensão de disputar a Prefeitura de Itabuna em 2020. “Acho que dois mandatos como vereador é o suficiente, vou tentar tirar o meu mandato com projetos bons para Itabuna, mas penso que posso ajudar em outro patamar”, justifica.

Quando indagamos se quer disputar o pleito pelo partido ao qual é filiado, revelou: “Aí eu estou sem partido; essa é uma das divergências que eu tive com o PCdoB. Eu era pré-candidato a deputado e eles lançaram Jairo [Araújo]. Não acredito que queira, mas posso discutir também essa minha pretensão como postulante ao Executivo. Se não for, tem outros partidos me procurando”.

Brincando quando usamos a expressão “bater asas”, ele lembrou que é justamente esse o símbolo da possível próxima legenda, o PSB. Meira afirma ter recebido o convide do presidente local, Dr. Renato Costa, e da presidente estadual e deputada federal eleita Lídice da Mata, assim como um sinal de que o partido daria legenda para ele ser candidato a prefeito.