Alergias oculares podem ocorrer durante o verão, diz especialista


Conjuntivites alérgicas são comuns nessa época do ano


Dra. Isabela Guimarães Vidal

O período de verão é propício para o surgimento de alergias oculares. De acordo com a Dra. Isabela Guimarães Vidal, especialista em oftalmologia geral e lentes de contato do DayHORC, empresa do Grupo Opty em Itabuna (BA), muitas delas podem ocorrer por conta do excesso de cloro, uso de cosméticos e também do filtro solar, se aplicado perto da região dos olhos. “Outros fatores podem causar alergias oculares, como poeira, pelo de animais e mofo”, acrescenta.

As alergias oculares mais comuns são: conjuntivite alérgica sazonal ou perene, comum em pacientes com outros quadros de alergia como rinite e asma; conjuntivite papilar gigante, que acomete mais usuários de lentes de contato; conjuntivite primaveril, associada ao clima quente e seco, mais comum na primavera e verão; e a conjuntivite atópica, que ocorre mais em pacientes acima de 40 anos, associada a olho seco e em pessoas com dermatite atópica.

Os principais sintomas, segundo a especialista, são coceira, irritação, secreção, lacrimejamento, queimação e sensibilidade à claridade (fotofobia). No entanto, a médica destaca que as conjuntivites alérgicas não são contagiosas. “A melhor forma de prevenir as alergias oculares no verão é evitando se expor aos alergenos, que são os causadores da reação alérgica, como a poeira, mantendo a casa sempre limpa e fazendo a manutenção de aparelhos de ar condicionado que são muito usados nessa época”, fala.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas e do fundo de investimento Pátria, dando origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a aplicação da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando oito empresas oftalmológicas, 1400 colaboradores e 400 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília, o Grupo INOB (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC) e o HCLOE (SP) fazem parte dos associados, resultando em 19 unidades de atendimento.