Alerta sobre cuidados com os olhos nas festas juninas


Oftalmologista do DayHORC dá orientações para evitar problemas


Dr. Ruy Cunha Filho, especialista em cirurgia refrativa

As festas juninas já começaram e muitas pessoas se deslocam para os eventos em busca de diversão. Contudo, há um fator para o qual elas devem ficar atentas: o cuidado com os olhos. É importante prestar atenção aos fogos de artifícios, às fogueiras, aos estalinhos, entre outros.

Dr. Ruy Cunha Filho, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa do DayHORC, empresa do Grupo Hospital de Olhos do Brasil (HOBrasil) em Itabuna, alerta para o perigo desses tipos de artefatos. Eles podem causar problemas aos olhos, como alergias, por conta da fumaça, e até queimaduras. “Em alguns casos pode ocorrer a perda da visão”, afirma.

Fragmentos e faíscas

Segundo o especialista, isso ocorre em função de fragmentos e faíscas que saem dos fogos durante as explosões, podendo atingir o globo ocular e prejudicar a visão. O cuidado deve ser redobrado com as crianças quando estiverem soltando estalinhos. “Os resíduos destes fogos podem atingir os olhos e causar lesões na córnea”, alerta.

É preciso que as pessoas tenham cautela quando estiverem próximas às fogueiras por conta das cinzas e das brasas, devido ao risco de causar queimaduras nos olhos. Portanto, evitar ambientes com muita fumaça e manter distância do fogo é essencial. “A fumaça pode levar a quadros de conjuntivite alérgica ou edema de pálpebra”, comenta. O ressecamento nos olhos e a baixa de visão também são algumas das queixas dos pacientes.

Em caso de incidentes ou ao sentir algum tipo de ardor, desconforto e lacrimejamento, evite a automedicação e procure por um oftalmologista o mais rápido possível. Só ele vai poder orientar sobre a melhor forma de tratar tais lesões.