Ano letivo de 2019 começa no quinto mês em Itabuna


Aulas na rede municipal começam nesta quinta-feira e terminam em 2020


A rede municipal de ensino conta com 90 escolas em Itabuna

 Pouco mais de 16.620 alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna iniciarão as aulas do ano letivo de 2019 na próxima quinta-feira (16). Como o município sustenta não ter condições de pagar aulas extras aos sábados, o calendário deverá terminar em março de 2020. A mudança acontece por causa da greve que paralisou as atividades da categoria no ano passado.

A preparação do ano letivo contou com a realização da Pré-jornada, entre 8 e 10 de maio, e da XXXI Jornada Pedagógica, entre 13 e 15 de maio.

Entre as novidades preparadas pela Secretaria Municipal da Educação, estão as reformas estruturais realizadas na Creche Ester Gomes (bairro Lomanto), na Escola Creche Pequeno Aprendiz (Vale do Sol) e a ampliação da Escola Marechal Castelo Branco (Califórnia).

Além disso, uma nova sala de aula está sendo inaugurada para atender à clientela da Educação no Campo, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101.

Colégio Militar e reajuste

No Instituto Municipal de Educação Aziz Marom (IMEAM), será colocado em prática o vetor disciplinar, numa parceria firmada entre a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Educação, com a Polícia Militar da Bahia.

A inserção do vetor, segundo aponta a secretária da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, foi fator preponderante de atração de novos alunos. A escola saiu dos cerca de 700 alunos, em 2018, para quase 1.100 em 2019. Agora, conta com 37 turmas, todas de 5º ao 9º anos.

Na esfera da valorização dos profissionais do magistério, a secretária aponta ainda a concessão de reajuste linear nos proventos salariais dos professores de níveis I, II e III em 4,18%, autorizado pelo prefeito Fernando Gomes. Para o nível I, a concessão já tinha sido concedida no mês de janeiro e para os níveis II e III, no mês de abril.

Também nessa perspectiva, a secretária destaca a autorização para que se proceda à reserva técnica para os professores de 1º, 2º e 3º anos (um terço da carga horária de trabalho separada para o planejamento das aulas).

As matrículas dos novos alunos continuarão nas secretarias das escolas até o dia 31 de maio, na expectativa de que se atinja, até lá, 18 mil estudantes. A Rede Municipal de Ensino de Itabuna é a terceira maior do Estado da Bahia, com 90 unidades escolares, 1.223 professores e cerca de 800 funcionários.