Artigo de João Otávio Macedo – AS PROFISSÕES E O FUTURO


“Tudo isso é maravilhoso e irreversível, pois ninguém poderá deter o progresso da ciência e da tecnologia”


Segundo os historiadores, economistas, futurólogos e estudiosos de diversas áreas que tentam explicar o mundo e suas transformações, encontramo-nos no quarto estágio do progresso, na chamada quarta revolução industrial ora denominada de IA (Inteligência Artificial) quando os potentes e, até certo ponto, inimagináveis aparelhos criados pela inteligência humana estão se comunicando entre si. E coisas fantásticas estão acontecendo e outras tantas acontecerão, deixando a civilização orgulhosa desse progresso, mas até certo ponto preocupada, pois as transformações estão ocorrendo com muita rapidez. Praticamente em todas as áreas do conhecimento, avanços tecnológicos surgem a cada dia, mas atrás dessas mudanças, problemas novos surgirão e que precisam ser urgentemente equacionados pelos líderes mundiais, para evitar futuros conflitos muito sérios, principalmente no que se refere ao problema do desemprego, já uma realidade presente em vários países, inclusive no nosso.

Entre as diversas mensagens postadas nas chamadas redes sociais e que estão circulando por aí, encontra-se, justamente, uma que fala sobre esse avanço tecnológico fantástico, mas que poderá tirar o emprego de milhões de pessoas, mundo afora. Cita o conhecido Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde se encontram duas célebres universidades, de Stanford e Berkeley e de onde estão saindo descobertas que estão mudando o mundo. São transformações nas indústrias de alimentos, no comércio, com lojas funcionando sem empregados; de automóveis que dispensam o motorista e de outros avanços que contemplam a chamada Geração Milenius, a que surgiu depois do ano 2.000.

Tudo isso é maravilhoso e irreversível, pois ninguém poderá deter o progresso da ciência e da tecnologia, duas que avançaram muito depois da segunda guerra mundial; estamos assistindo às máquinas roubando o emprego de muitos e o desemprego à vista, não somente no Brasil, mas praticamente no mundo todo; em alguns países já está ocorrendo uma queda sensível da natalidade como uma maneira de compensar a falta de colocação de trabalho para uma geração emergente. Fato novo e que não se esperava refere-se ao crescente número de casos de depressão e suicídio na população jovem, justamente nos países de tecnologia mais avançada; seria pela dificuldade de emprego ou pela monotonia que essas inovações acabam trazendo? É mais um assunto para ser melhor estudado e explicado pelo mundo da ciência.

Poucos países têm as condições favoráveis do nosso, pelo seu extenso território e por falta, felizmente, de cataclismos naturais, como terremoto, furacão, vulcão e outros atos da natureza que causam devastação e morte. O agronegócio é pujante e vem mantendo o progresso do país, empregando muita gente e apresenta condições favoráveis para a sua manutenção e crescimento, diferentemente do que ocorre até em nações de território maior que o nosso, mas com áreas tomadas por altas alturas, por desertos e por temperaturas muito baixas, impróprias para a agricultura.

Eis aí um assunto para ser debatido com seriedade, com muita firmeza, pelos líderes mundiais, pois se encontra envolvido o futuro da civilização. E é para já, pois os jovens estão aí estudando, crescendo e esperando por uma oportunidade de trabalho.