Asdita busca melhorar qualidade de vida dos diabéticos com prevenção


Associação é parceira do Mutirão do Diabetes, que ocorrerá em 10 de novembro


Associados contam com atividade física e orientação

A Associação dos Diabéticos de Itabuna, criada há cerca de 30 anos, vem desempenhando um papel importante na prevenção do diabetes. O foco da entidade, que tem Dra. Marluce Leão como baluarte ao longo destes anos, é qualidade de vida através da educação dos pacientes. A Asdita é uma das realizadoras do Mutirão do Diabetes de Itabuna, que terá sua 14ª edição no próximo dia 10 de novembro e faz parte do calendário da Federação Internacional do Diabetes.

“A diabetes é uma doença silenciosa, mas que quando começam os sintomas, atinge todo o corpo: pés, rins, fígado; coração, cérebro, olho”, afirma a médica. “E é nesse momento que a pessoa se dá conta de que negligenciou informações e comportamentos importantes que vão lhe custar muito caro, não só no bolso, mas também na mudança radical de alimentação, atividade física e aplicações de insulinas”, diz.

A Dra Marluce Leão destaca as experiências bem-sucedidas da ASDITA e a importância do trabalho, na educação do diabético. “A educação é a principal medida para dar aos nossos pacientes uma boa qualidade de vida, o diabético pode ser feliz, desde que entenda que a doença tem que ser vigiada o tempo todo”, ressalta.

Troca de experiências

Além do Mutirão, a ASDITA oferece serviços como Encontros de Diabéticos e Familiares; cursos e oficinas como Contagem de Carboidratos; Vivência de Adultos e Crianças; GAS (Grupo de Apoio à Saúde) e o Encontro de Diabetes, para troca de experiências e atividades culturais e recreativas.

“A participação da Asdita tem sido fundamental desde o início, num processo que a cada ano mobiliza toda a comunidade regional e que passa pela prevenção e conscientização das pessoas”, afirma Dr. Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, promotora do mutirão em Itabuna. Ele destaca a ASDITA como uma parceira fundamental nesta história dos Mutirões.

Dra. Marluce Leão, da Asdita, e Dr. Rafael Andrade, idealizador do Mutirão