Associações e cooperativas da agricultura familiar inauguram empório em Itabuna


Loja do Cesol (Centro Público de Economia Solidária) terá chocolate, cerveja, mariscos, roupas, entre outros itens


O Cesol Litoral Sul beneficia cerca de duas mil famílias de 26 municípios

Será inaugurado em Itabuna na quinta-feira (5), às 17 horas, o Empório Litoral Sul do Centro Público de Economia Solidária (Cesol). Localizada na praça Laurindo Conceição, ao lado da Catedral de São José, a loja reúne cerca de 130 associações e cooperativas de 26 municípios.

No local, onde também funcionará a sede do Cesol, serão comercializados produtos como chocolates de origem ( Benevides, Embauba e Terravista, por exemplo), cerveja e geléia de cacau, farinha, frutas cristalizadas, mel, própolis, camarões e mariscos, além de artesanato, roupas, trajes de banho e vassouras feitas com garrafas pet recicladas.

O Empório Litoral Sul, que funcionará de segunda a sábado das 8h30min às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas, permitirá a comercialização de produtos da agricultura familiar, com toda a sua diversidade e foco na produção orgânica, num um ambiente moderno e climatizado, que oferece conforto e comodidade para atender aos clientes de Itabuna e região.

De acordo com Thiago Fernandes, coordenador regional do Cesol Litoral Sul, “o Governo da Bahia está investindo na economia solidária e esse espaço será um grande vetor de escoamento da produção, valorizando tanto o produtor quanto o consumidor que acredita num comércio justo e na sustentabilidade”.

Thiago Fernandes, coordenador regional do Cesol Litoral Sul

 O Cesol

Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s), ligados à Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) do Governo da Bahia, são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada.

Os Cesol’s são uma ação prevista no programa Bahia Solidária, com apoio financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep), atendendo a uma das principais demandas dos atores sociais do movimento de economia solidária. Criado em 2013, o Cesol Litoral Sul retoma as atividades com o apoio do governador Rui Costa, beneficiando cerca de duas mil famílias de 26 municípios.