Atendimento psicológico para PMs, bombeiros e peritos


Convênio foi assinado no Centro de Operações e Inteligência


Momento da assinatura do convênio. Foto: Divulgação

Policiais, bombeiros, peritos e demais servidores da Segurança Pública passam a contar com acompanhamento psicológico de forma gratuita. Isso graças ao convênio assinado na tarde de ontem (27), no Centro de Operações e Inteligência, entre o secretário da pasta, Maurício Teles Barbosa, e representantes da UniRuy. Iniciativa da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) da SSP, o acordo tem duração de um ano. Pode ser prorrogado e prevê atendimento inicialmente no campus da faculdade e futuramente será estendido para unidades policiais.

Servidores e familiares que tiverem interesse podem comparecer de forma voluntária a algum dos pontos de atendimento. A indicação é para pessoas que apresentem necessidade de cuidados psicológicos relacionados ao trabalho. “É uma forma do aluno devolver ao estado serviços que apoiem o psicossocial do servidor no momento de crise, pois são eles que fazem funcionar a segurança da Bahia inteira”, disse Walkyria Camarotti, psicóloga e supervisora do estágio de Saúde Mental no Trabalho da UniRuy.

Estresse no Trabalho

A carga emocional de quem trabalha com segurança pública é muito grande. É de total relevância para nós, termos esse apoio. O número de policiais com problemas psicológicos por causa do estresse no trabalho é muito grande, esperamos diminuir essas questões com essa parceria”, declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Para o superintendente da SPREV, coronel PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, é importante esse trabalho de auxílio para que os servidores aprendam a lidar com o próprio problema. “É difícil para o ser humano reconhecer que precisa de ajuda e ir em busca dela. Estamos aqui para fazer esse intermédio, para que ninguém fique sem o suporte por vergonha de sinalizar que necessita de acompanhamento”, afirmou.

Para mais informações sobre o serviço é só entrar em contato pelo telefone (71) 3117-2849 ou através do e-mail [email protected].