Ato reúne manifestações de crítica contra aumento da passagem em Itabuna


Reajuste ainda não foi decretado, mas já houve sinais de que ocorrerá


Lula Palmeira faz parte da Frente Contra o Aumento da Passagem

 A Frente Contra o Aumento da Passagem em Itabuna realizará um ato no próximo dia 15 de fevereiro (uma sexta-feira), a partir das 18 horas, para expor à comunidade a insatisfação contra o reajuste da tarifa no coletivo.

Segundo o produtor cultural Aloísio Palmeira (Lula), o ato irá misturar manifestações culturais e críticas contra o aumento de R$3,00 para R$3,80, já aprovado pelo Conselho de Transporte. O prefeito Fernando Gomes, porém, ainda não decretou o novo valor da passagem.

“Desde que o Conselho votou o aumento, estamos na rua quase diariamente, fazendo panfletagem. “Nós defendemos que não aumente nenhum centavo, desde quando as empresas não cumpriram o contrato”, critica.

Ele e o estudante Davidson Brito, líderes do movimento, se referem ao que foi assegurado para concessão do aumento anterior, como: instalação de ar condicionado nos ônibus; renovação da frota; wi-fi e estação de transbordo.

A programação do ato no centro da cidade inclui batalha de rap, música, poesia, performance teatral e o espaço estará aberto à participação do público. “Será um ato com arte, mesmo cobrando dos poderes que não vai ter aumento”, anuncia o ativista.

Frente

A Frente Contra o Aumento da Passagem é formada por estudantes, artistas, intelectuais e profissionais liberais. Segundo Lula Palmeira, o grupo acionará outras forças, caso o reajuste seja mesmo decretado.

“Vamos procurar o Ministério Público, a OAB, a Câmara de Vereadores. Se os vereadores estão a favor do povo, não podem aceitar uma coisa dessas”, acrescenta.