Audiência pública em Itabuna discute concessão da Emasa


Prefeitura convoca população a participar encontro, marcado para quarta-feira


Proposta é que concessão dos serviços da Emasa dure 30 anos (Foto: Waldyr Gomes)

Os itabunenses estão sendo convocados pela Prefeitura de Itabuna para uma audiência pública nesta quarta-feira (14), às 08 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em que será discutida a concessão dos serviços da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa).

Segundo o Executivo, o intuito é esclarecer todas as dúvidas da sociedade civil organizada e da comunidade em geral sobre a nova modalidade de prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade.

A concessão, anunciada dia 30 de julho, será por um período de 30 anos, quando serão investidos no setor cerca de R$ 240 milhões. Deste valor, R$ 176 milhões serão somente para o tratamento de esgoto.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a empresa vencedora da licitação deverá atender às normas do Plano Municipal de Saneamento Básico 2016, além das melhorias apontadas no estudo da Fundação Getúlio Vargas.

Entre elas, disponibilizar 100% do esgoto tratado, o que representa 141 km de Rede de Esgoto, bem como beneficiar 71 km de Rede de Água. Nos primeiros cinco anos, conforme o prefeito Fernando Gomes, o compromisso da empresa que ganhar a licitação será deixar a cidade com 100% do esgoto tratado e coletado 99,5%.