Bahia anuncia compra de remédio à base de maconha



Um tipo raro de epilepsia é tratado com canabidiol (Foto: Reuters/Ivan Alvarado)

O Diário Oficial publicou ontem (8) que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) comprará quatro frascos de um medicamento feito à base do canabidiol, uma das substâncias derivadas da maconha (cannabis sativa). Como a aquisição atende a uma demanda judicial, não será feita licitação.

O órgão não detalhou contra qual doença o medicamento será utilizado, nem esclareceu se as embalagens compradas serão para uma mesma pessoa. Foi informado apenas que serão comprados quatro frascos de 10 ml, com 60 mg/ml do entorpecente.

Termina na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, o prazo para entrega de propostas para a aquisição do medicamento.

Há dois meses, conforme a própria Sesab, três pacientes tinham entrado na Justiça, pedindo que o Estado lhes oferecesse o remédio Revivid Tincture.

Derivado da Cannabis sativa, o canabidiol já foi testado – e se mostrou eficaz – contra a síndrome de Dravet, forma rara da epilepsia.

Em 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu que a comercialização de medicamentos com a substância fosse facilitada no país. Antes, a venda do produto com a substância classificada como proibida era vetada.