Baiano de Iguaí lança primeiro livro em bienal no Rio de Janeiro


Apontado entre maiores caçadores de talentos brasileiros; entre eles, o ator Cauã Reymond


Sérgio Mattos reúne um grupo de atores, modelos e poetas para declamar poesias (Foto: Reinaldo Hingel)

Conhecido por revelar inúmeros talentos para a indústria da moda e da dramaturgia há 30 anos, Sérgio Mattos lançou seu primeiro livro de poesias pela Pod Editora. “Era uma vez um poeta” reúne 33 poemas inspirados em histórias e momentos vividos pelo profissional, apontado entre os maiores caçadores de talentos brasileiros.

O título da obra, lançada sexta-feira (6) na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, foi inspirado no grupo que reúne atores, modelos e poetas para declamar poesias toda semana. Chamado de Era uma vez um poeta, o grupo foi criado por ele há dois anos, e o prefácio assinado pelo amigo de longa data e que foi descoberto por ele, o ator Cauã Reymond.

Serginho, como é carinhosamente chamado, conta que as inspirações muitas vezes vieram do universo da moda, mas confessa que seu olhar para a vida sempre foi poético: “Tudo o que vejo, presencio e vivo é uma inspiração para se transformar em poesia. A poesia é, para mim, um sentimento que sai naturalmente em forma de palavras. Moda e poesia andam juntas na minha vida”, explica.

O livro pode ser comprado pelo site da editora através do link: https://podeditora.com.br/produto/era-uma-vez-um-poeta/

Sobre o grupo de poesia

Num mundo cada vez mais tecnológico, Sergio Mattos, há dois anos, reúne os novos talentos da TV e da moda para declamar poesias de nomes consagrados como Chico Buarque, Paulo Leminski, Cazuza, Fernando Pessoa, entre outros.

Ou seja, nomes que muitos jovens nem sequer conheciam. O grupo, chamado “Era uma vez um poeta”, propõe para os jovens um grande resgate em nome da poesia. Na sala, tablets e smartphones de última geração são trocados por livros e cadernos, pois muitos também começam a criar suas próprias poesias.

Além, claro, de conhecer autores nacionais, aprendem a contar belas histórias, sem contar os lugares onde a poesia é capaz de levá-los. “Sempre fui fã de poesia e pensei: por que não usar dela para abrir a mente dos meus novos talentos? Acredito plenamente que muito mais que lançar profissionais cada vez mais completos, a poesia forma belos seres humanos“, diz o empresário, que também é poeta e, nos encontros, conta com a ilustre presença do ator e declamador Tomás Ribas.

Do grupo participam os atores Caio Cabral e Felipe Coutinho, que estão no ar na novela Bom Sucesso, da Rede Globo.