Bastidores de perigo e emoção em mortes na BR-101


Veja identificação de vítimas da tragédia ocorrida perto de Uruçuca


José Gutemberg, Jociane Silva, Jorge Eduardo e Carlos Antônio seguiam juntos na viagem final

Os caminhos de 16 pessoas se cruzaram de forma trágica na BR-101, na noite de quinta-feira, dia 22 de agosto – mês que os supersticiosos tanto apontam como tempo de maus acontecimentos. Aos 50 anos, o motorista Carlos Antônio dos Santos Júnior, na labuta diária três décadas de profissão, conduzia um ônibus que vinha de Jequié para Ilhéus. Mas encontrou duas carretas em contramão e não conseguiu desviar da segunda.

Após a colisão, o veículo com 13 passageiros deparou-se com árvores e o choque com a segunda foi o que bastou para a morte nos minutos seguintes. Os quatro ocupantes que estavam do mesmo lado do condutor no ônibus também morreram em seguida. Um deles era Jociane Silva dos Santos, de 25 anos, que vinha de Itapitanga para encontrar a mãe em Ilhéus.

A família estava em festa, porque a mãe (moradora do Espírito Santo) não via a filha havia nove meses e poderia matar a saudade naquela noite. Mas o acidente aconteceu 50 quilômetros antes do que seria o destino final da viagem.

Também entre as vítimas fatais, Jorge Eduardo Pereira Santos, de 47 anos, morador do bairro Lomanto, em Itabuna, e José Gutemberg Dias Neto, morador de Ilhéus, de 23 anos. Ambos faziam faculdade e certamente estavam contando as horas para aproveitar o final de semana com familiares e amigos.

A identidade da quinta vítima não tinha sido divulgada até esta publicação; outros dez passageiros do ônibus, feridos sem gravidade, foram socorridos para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, com o auxílio de carros particulares.

Corrida e batida

No veículo que se chocou de frente, vinha em alta velocidade o caminhoneiro Eduesley Roberto Pareto Estevão (o 16º envolvido na história) com uma carga de palets (suporte para transportar madeira). Tais peças se desprenderam após a colisão e atingiram o lado esquerdo do ônibus, o que fez quebrar vidros, amassar as peças de ferro e atingir as pessoas.

O condutor do caminhão sofreu apenas ferimentos leves e saiu do local no momento da tragédia. Vindo do extremo-sul, onde passou por um congestionamento na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, ele iria para Salvador e corria para cumprir o prazo para entregar a carga – o que, obviamente, não justifica a imprudência ao volante.

Os dois caminhões com os quais o ônibus se deparou vinham na contramão. Como dito no início do texto, o motorista Carlos Antônio, morador do bairro Banco da Vitória, em Ilhéus, não conseguiu desviar da segunda carreta.

Atualizada às 20h15min

A quinta vítima fatal da tragédia foi identificada como Luiz Mário Souza de Jesus, de 23 anos..