Biofábrica participa de congresso brasileiro no Paraná



Maurício Galvão teve bom desempenho na apresentação do trabalho

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC) participou em Foz do Iguaçu, Paraná, do XX Congresso Brasileiro de Sementes (XX CB Sementes), maior evento do setor, reconhecido internacionalmente.O engenheiro florestal e diretor técnico do IBC, Maurício Galvão, apresentou o trabalho de sua autoria “Caracterização da germinação potencial para formação de mudas de plantas nativas no Instituto Biofábrica de Cacau”.

“O objetivo do trabalho é avaliar a germinação potencial das sementes nativas da Mata Atlântica e de espécies de valor madeirável, semeadas na Biofábrica”, explica Galvão. Realizado pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), o CB Sementes reúne, anualmente, técnicos, produtores, empresários, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação do setor.

O diretor técnico do IBC administrou o controle e acompanhamento da coleta das sementes, beneficiamento, armazenamento e semeadura na Biofábrica, o que garantiu avanços na germinação de algumas espécies, chegando a 100% em alguns casos.Foram analisadas 17 espécies de essências florestais: cupuaçu, angico-branco, ipê-amarelo, juerana-vermelha, mogno-africano, matatauba, cedro-rosa, jequitibá-rosa, urucum, aroeira-vermelha, jatobá, vinhático, ipê-roxo, mogno-brasileiro, mutamba, olho-de-pavão e teca. Todas disponíveis no instituto.

“Desenvolveremos outros trabalhos. Já estou iniciando outro com o objetivo de melhorar ainda mais os indicadores da Biofábrica”, destaca. De acordo com Maurício Galvão, um acordo de cooperação técnica está sendo encaminhado entre o instituto e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo(USP).