Bombeiros orientam sobre cuidados com vazamentos de gás; explosão deixou 5 feridos em Itabuna


Suspeita é que lanterna de celular foi o início para o incidente no bairro Nova Califórnia


Casa foi interditada para perícia determinar oficialmente as causas do incidente (Foto/reprodução: TV Santa Cruz)
Havia cinco pessoas neste local no momento da explosão (Foto: Corpo de Bombeiros)

 O Corpo de Bombeiros de Itabuna dá orientações sobre como as pessoas devem proceder em casos de vazamento de gás e/ou explosões por causa disso. Um episódio recente foi registrado na noite de ontem (22) no bairro Nova Califórnia, em Itabuna. Cinco pessoas ficaram feridas após o manuseio de um celular seguido de fogo espalhado pelo local.

Segundo o comando da corporação, uma perícia será realizada na residência esta tarde, mas as primeiras suspeitas dão conta de que havia acúmulo de gás no ar. Esta condição somou-se ao oxigênio, à fonte de calor trazida pela lanterna do aparelho telefônico e fechou-se o elo que resultou na explosão.

A orientação, então, é que a mangueira e as braçadeiras junto ao botijão sejam trocadas constantemente. Em caso de vazamento, o reservatório deve ser colocado do lado de fora da casa e chamado o Corpo de Bombeiros – especialista autorizado a tomar as providências necessárias. “A manipulação indevida incorre em sérios riscos”, alerta.

Sobre as vítimas do acidente, a dona da casa, Crispiniana Moura dos Santos, é a que está em estado mais grave, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HGE (Hospital Geral do Estado), em Salvador. Outras três vítimas, sendo dois filhos e um sobrinho dela, também foram encaminhadas à unidade de queimados do mesmo local; os quatro passaram por cirurgia. Apenas o vizinho, que teve ferimentos leves, foi atendido em Itabuna mesmo e já teve alta.

Casa está desabitada enquanto moradores seguem em tratamento