Café com política mostra sabor das pré-candidaturas a prefeito em Itabuna


Com o chamado da Interativa FM, onze nomes compareceram ao evento, mostrando a cara nesta fase de pré-campanha


Pretensos futuros adversários já mostram a cara em diversos espaços de Itabuna

Um café da manhã promovido na última terça-feira (16) pela Interativa FM, com a presença de 11 prefeituráveis, foi mais uma mostra do quão efervescente é a fase de pré-campanha em Itabuna. Num ligeiro olhar, o Diário Bahia percebe que é nítido o quanto vereadores desejam ser alçados ao posto máximo da política municipal. Afinal, lá estavam a postos os ainda correligionários Jairo Araújo e Aldenes Meira, por exemplo.

De um lado, Jairo segue “cururu” desde criancinha, sempre dado a discursos efusivos e muitas vezes abraçando causas um tanto polêmicas, como as cotas para negros em concursos públicos na cidade. De outro, Aldenes sinaliza o hit “não sei se vou/ ou se fico”. E deixa claro que pode sair do ninho comunista a qualquer momento. Segundo consta e ele não nega, “paquera” outras siglas. Uma delas, como já admitiu ao Diário Bahia, seria o PSB.

Também entre os edis que manifestam a pretensão de chegar à Prefeitura, está Charliane Sousa, que se notabilizou por uma oposição ferrenha ao governo municipal. Embora ainda filiada ao PTB, ela estaria cogitando a possibilidade de migrar para o DEM (Democratas). Mais que isso, assumiria o comando do diretório municipal. O cargo, vale lembrar, foi por anos ocupado por Maria Alice Pereira, apelidada de “dama de ferro”. Seria Charliane uma nova “dama durona” no partido de ACM Neto (herdeiro político do chamado “Toninho Malvadeza”)?

Ainda no grupo de vereadores que sonham em chegar ao Executivo, está o petista Júnior Brandão, outra presença no café com sabor de política em um restaurante itabunense. Professor e um dos donos do colégio Ciso, ele parece atender ao estilo bom-moço e se interessa por problemas que afligem a comunidade. A única dúvida sobre o pré-candidato é se ele conseguiria “desbancar” o ex-prefeito e ex-deputado Geraldo Simões, uma das principais lideranças do PT local e que abocanha uma legião de seguidores dentro do partido.

A equipe da Interativa FM conduziu o encontro com os pré-candidatos

“Eu voltei!”

Alguns nomes presentes ao café, que estavam na sucessão municipal de 2016, ali bem poderiam entoar uma canção das antigas, que diz: “Eu voltei/ voltei para ficar/ porque aqui/ aqui é o meu lugar”. Brincadeiras à parte, estamos falando, por exemplo, do médico Antônio Mangabeira (PDT), que ficou com o segundo lugar naquela disputa para prefeito e até questionou o resultado do pleito na Justiça. Ele demonstra continuar acreditando ter adquirido capital eleitoral suficiente para uma vitória.

E tem ainda o Professor Max, do PSol, que foi candidato a vice-prefeito na eleição anterior. Ele é presença constante nos eventos, tem intervenção na sociedade com uma escolinha de futebol e mostra que prepara o fôlego para nova maratona de votação.

No encontro desta semana, ele até foi diplomático ao dizer que apresentaria o projeto do partido sem ofender adversários. Mas, nas redes sociais, ficou evidente que andam acontecendo, digamos, algumas rusgas internas na sigla. Prévias costumam dirimir tais diferenças, não é?

De tio para sobrinho

Legalmente falando, os sobrinhos não herdam dos tios. Mas, no quesito política, bem que o Secretário de Administração Son Gomes quer pôr na bagagem uns bons votos do tio prefeito Fernando Gomes. Ele também estava no citado desjejum organizado pela FM e continua presença constante em festas, aniversários e outros eventos. Sempre a postos, uma claque pronta para gritar o nome dele. Aliás, a data de aniversário do secretário marcou uma megafesta, com pretensos “amigos de infância”.

Para a grande massa, é visivelmente desenhada a figura do homem capaz de solucionar todos os problemas que afligem os moradores dos mais diversos pontos do município – isso vai do asfaltamento de ruas a eventuais irregularidades na coleta de lixo. Talvez por isso, como se não quisesse deixar inquietações entre possíveis futuros adversários à mesa do café, ele limitou-se a dizer que “está à disposição”.

Preparando terreno

O convite da Interativa FM também foi atendido pelo pré-candidato Lourival Vieira, que vem fazendo um “trabalho de formiguinha”, para cravar a imagem do rapaz solidário, prestativo e preocupado em atender aos anseios do itabunense. O empresário referenda a presença dele no cenário político com o transporte de pacientes em ambulâncias, relação de assistência que bastante lembra o caminho percorrido por Valter Socorrinho até a vereança.

Recentemente, Lourival reuniu a imprensa para informar que o Hospital São Lucas será reaberto. Como interlocutor perfeito, trouxe a boa-nova de emendas asseguradas pelos deputados José de Arimatéia e Márcio Marinho (PRB). Um novo grupo está à frente da reabertura da unidade, até então gerida pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).

Pela primeira vez

Outros nomes até então desconhecidos do grande público, mas que igualmente almejam sentar-se à cadeira de prefeito, são do médico Isaac Nery (sem partido) e do industriário Joanes Dutra. Este último, do partido Avante, é funcionário da Nestlé há anos. Ao lado do presidente local da legenda, Cassius Patrick, o prefeiturável conta com a bênção do hilário deputado federal Pastor Isidório, correligionário dele.

Pelo segundo mandato consecutivo à frente da subseção local da OAB-Itabuna, o advogado Edmilton Carneiro é mais uma figura pública que anuncia o propósito de buscar um cargo eletivo – fora da profissão em que atua, é claro. Ele é filiado ao partido Novo, que (como o próprio nome sugere) arregimenta pessoas manifestamente insatisfeitas com a maneira como a política-partidária é exercida.

Devido à área em que atua, o pré-candidato até então é conhecido pelo combate à morosidade da Justiça e a insegurança que campeia em Itabuna. Outras ideias dele deverão tornar-se públicas à medida que avance o intuito de ser candidato. Com tantas ofertas em exposição, o eleitor de Itabuna pode – ou não – degustar um saboroso banquete, hein?