Câmara marca Dia do Jornalista com homenagens e saudade


Certificados entregues a profissionais que são destaques em Itabuna e reinauguração da Sala de Imprensa Eduardo Anunciação


Uma noite de reconhecimento à imprensa de Itabuna, entre as referências da Bahia (Fotos: Oziel Aragão)

Uma noite de reencontro entre colegas jornalistas de diferentes gerações, aplaudidos por familiares, amigos, além de uma série de leitores, ouvintes e telespectadores que acompanham e admiram o trabalho de cada um. Assim foi a sessão especial promovida ontem (8) pela Câmara de Itabuna, em reconhecimento ao papel da comunicação tão efervescente na cidade. Inédita na Casa, a honraria foi motivada pelo Dia Nacional do Jornalista, que transcorreu no domingo, 7 de abril.

Recebidos pelo presidente da instituição, Ricardo Xavier (Cidadania23), junto com os vereadores Antônio Cavalcante (MDB), Babá Cearense (PHS) e Robson Sá (PP), e ocupando as cadeiras que caberiam aos demais edis, compareceram à homenagem os seguintes jornalistas (aqui dispostos em ordem alfabética): Celina Santos, Ederivaldo Benedito, Joselito Reis, Kleber Torres, Paulo Lima, Ramiro Aquino, Rosi Barreto e Viviane Cabral.

Paulo Lima, mago das palavras, sentou-se à mesa representando a categoria. Ao lado de Ricardo Xavier, destacou o quanto é valorosa a liberdade de expressão, uma conquista da democracia. Lembrou que o contrário disso é a tão indesejada volta da repressão e citou nomes de vários colegas que já não estão nesta vida, mas também fizeram história no jornalismo e/ou colunismo em Itabuna. Além de Eduardo Anunciação (em seguida alvo de uma homenagem póstuma), ele referiu-se a nomes como Hélio Pólvora, Nilton Galvão, Juarez Nunes, Juarez Vivente, Charles Henri e Diogo Caldas.

Mas Paulinho Índio, como é carinhosamente chamado, não deixou de mencionar a ausência de prefeituráveis na sessão. Afinal, eles desejam chegar ao Centro Administrativo Firmino Alves e, obviamente, vão esperar que a imprensa mostre as realizações deles num eventual cargo de prefeito.

Também à mesa em nome do saudoso Eduardo Anunciação, a filha Eduarda lembrou a memória eterna do pai e o modo dele de trabalhar, ainda adepto à máquina de escrever e distante do atual momento, em que as notícias se espalham com extrema velocidade. Chamou a atenção, inclusive, para o perigo das chamadas “fake news”, que vão de encontro ao verdadeiro trabalho de um jornalista, aquele que prima pela verdade dos fatos.

Selma Luanda e Eduarda Anunciação entre os vereadores Robson Sá, Babá Cearense, Ricardo Xavier e Antônio Cavalcante: homenagem póstuma a Eduardo Anunciação

Câmara Jovem e Itinerante

Ricardo Xavier destacou a importância de o Legislativo render uma homenagem aos profissionais do jornalismo, cujo papel é tão importante para a sociedade e para os órgãos públicos. Por falar em sociedade, adiantou que a aproximação da Casa com a população será uma tônica dele à frente da mesa-diretora.

Citou o projeto “Queremos saber”, que já teve duas edições e deverá repetir-se na última terça-feira da cada mês. Além disso, estão em andamento as propostas de colocar à disposição a ”Câmara Jovem” e a “Câmara Itinerante” (como o nome sugere, serão incursões do Legislativo nos bairros).

Em seguida, os vereadores presentes partiram para a homenagem propriamente dita, com a entrega das belas placas laureando os jornalistas. Além dos efusivos aplausos e da legião de fotógrafos disposta a eternizar aquela hora, a expressão visível da gratidão de quem, geralmente, está nos bastidores – sempre pela missão de reportar-se a um fato.

Outro ato ali anunciado – e ao final concretizado – foi o descerramento da placa para reabertura da Sala de Imprensa Eduardo Anunciação, fundada em 2013, a partir de um projeto do vereador Antônio Cavalcante. O momento trouxe à novamente cena a viúva Selma Luanda, ao lado da filha Eduarda, dos vereadores e jornalistas homenageados naquela sessão.