Campanha “Agosto Dourado” reforça: leite materno é mais saúde


S. Casa inicia atividades, destacando a importância da amamentação


Organização Mundial da Saúde vê aleitamento materno como ideal para fornecer nutrientes necessários num desenvolvimento saudável

 “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!”. Com este slogan, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna dá início à campanha nacional de 2019 do Agosto Dourado. O objetivo é reforçar a importância da amamentação com base na conscientização de pais e familiares sobre o papel deles no apoio à prática do aleitamento materno.

Uma ideia é tônica a ser disseminada durante a mobilização: o ideal é manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

Na Santa Casa, algumas ações estão programadas para este mês, a exemplo de visitas em alguns postos de saúde e faculdades para um trabalho de sensibilização sobre a importância da amamentação, da doação de leite e dicas de como amamentar.

Padrão Ouro

Segundo a enfermeira do Banco de Leite Humano, Bianca Baleeiro, um aulão beneficente também será realizado com intuito de arrecadar frascos de vidro, além da visita a uma clínica pediátrica para orientações e esclarecimento de dúvidas com busca ativa de mães doadoras.

A enfermeira comenta, ainda, que esse trabalho acontece graças à mobilização de toda a equipe da instituição e do apoio de agentes comunitários de saúde que “fazem a ponte entre o Banco de Leite e as comunidades, incentivando as mães a amamentarem seus bebês e ajudando a captar mais doadoras”.

Vale lembrar que o Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes é uma unidade certificada com padrão Ouro pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) e especializada na promoção de apoio e incentivo ao aleitamento materno, com habilitação técnica para executar atividades de coleta, pasteurização e controle de qualidade do leite humano. Tanto que mantém, desde 1995, o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef.