Campanha da Santa Casa incentiva doação de órgãos


Programação do “Setembro Verde” vai até o próximo dia 29 de setembro


O ato de doar órgãos ajuda a salvar inúmeras vidas

Sensibilizar colaboradores e sociedade sobre a importância da doação de órgãos. É com este objetivo que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realiza o “Setembro Verde”, com diversas ações, durante todo o mês. O trabalho acontece através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

As ações têm início nesta segunda-feira, no Hospital Manoel Novaes, onde será montado um espaço com alertas e reflexões. O intuito é chamar atenção sobre o número de pessoas que estão na fila de espera aguardando por um transplante e o quanto é importante avisar às famílias sobre o desejo de ser um doador. Além disso, o túnel temático garante o momento lúdico e ao longo do mês serão realizadas panfletagens, distribuição de laços verdes, seminário e simpósios.

As ações, que irão até o dia 29 de setembro, serão realizadas também nos Hospitais Calixto Midlej Filho, Hospital São Lucas, Mutirão Santa Casa nos Bairros, e em instituições de ensino, como: Cooperativa Educacional de Itabuna – COOPEDI e na faculdade – FTC.

Ainda durante o Setembro Verde, estão sendo comercializadas camisas temáticas para a data, com 100% da renda revertida para o Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO). Mais informações sobre a programação e venda de camisas pelo telefone (73) 98869-8617.

Sensibilização

De acordo com a enfermeira do CIHDOTT, Patricia Betyar, as ações são essenciais para sensibilizar a sociedade sobre o tema. “Ainda enfrentamos muitas negativas durante as abordagens para a captação de doadores, pois lidamos com a dor da perda. Quando o familiar avisa em vida sobre o seu desejo de ser doador, a família respeita esse desejo. Por isso precisamos intensificar as ações e plantar no outro o desejo de se tornar doador e ajudar a salvar vidas”, argumenta.

As ações do setembro verde estão sendo apoiadas pela Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (FUNCEPES), PLANSUL, Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO), Samuel Decorações e Grupo de Eventos SCMI.