Canoísta de Itacaré representará o Brasil nos Jogos Olímpicos na Argentina


Diego seguiu nesta terça-feira do Rio de janeiro para Buenos Aires


O atleta itacareense Diego Araújo do Nascimento, de 16 anos, da Associação de Canoagem de Itacaré, estará representando o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados no período de 12 a 18 de outubro em Buenos Aires, capital da Argentina. Diego Nascimento seguiu nesta terça-feira do Rio de janeiro para Buenos Aires, junto com a seleção brasileira de canoagem.
A competição para a conquista de vagas de Diego Nascimento para os jogos na Argentina aconteceu no mês de abril em Barcelona, na Espanha, contando com a participação de três atletas brasileiros, com idade entre 15 e 16 anos, escolhidos durante a Seletiva Nacional, que foi realizada no início deste ano em Muzambinho, em Minas Gerais. Mas somente o itacareense conseguiu a vaga para representar o Brasil nessa seletiva. A participação do atleta na seletiva em Barcelona contou com o apoio da Prefeitura de Itacaré.
A prova disputada por Diego Nascimento seguiu o mesmo formato de disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude, na qual as provas acontecem no formato mata-mata, com dois atletas percorrendo o mesmo percurso em disputas homem a homem, o vencedor de cada corrida seguia na competição, além de juntar pontos para o ranking da Seletiva. Embora a Seletiva tivesse provas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom, tanto no C1 quanto no K1, o atleta que viesse a ser selecionado participa das duas modalidades na competição da Argentina.
Apesar da pouca idade, Diego Nascimento foi considerado o atleta mais experiente do trio brasileiro no formato das provas disputadas e foi o único brasileiro a conseguir uma vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude na Argentina. Diego já havia conquistado uma medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos da Juventude, em 2017, e repetiu o bom desempenho na Espanha.
Ele competiu no C1 Masculino, tanto na Canoagem Slalom, onde garantiu a 36ª posição no ranking, quanto na Canoagem Velocidade, onde ficou com o 6º lugar, somando assim 42 pontos no ranking total. Essa pontuação deixou Diego com a 18ª colocação mundial da Seletiva e carimbou o passaporte do atleta para a competição na Argentina. Diego se mostrou animado com o resultado conquistado, mas já projeta os desafios do futuro “Esse era meu objetivo: conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos da juventude e consegui. Estou muito feliz, mas agora é buscar melhorar para brigar pela medalha na Argentina” comentou o atleta itacareense.
As provas de Canoagem dos Jogos Olímpicos da Juventude não seguem as regras normais da Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom. Na Canoagem Velocidade dois atletas remam em um percurso com uma reta de 80m e duas curvas, uma para a esquerda e outra para a direita, cada atleta inicia o percurso em uma ponta, remando em trajetos espelhados. Já na Canoagem Slalom o trajeto também será diferenciado. Primeiramente as provas serão disputadas em águas calmas, ao invés das tradicionais corredeiras. Os atletas terão que remar em ziguezague por quatro balizas na ida e quatro na volta, além de realizar movimentos específicos da modalidade durante o trajeto.