Caps Álcool e Drogas orienta pacientes sobre benefícios do INSS


Dúvidas sobre acesso, direitos e perfil previsto na legislação


Palestra no CAPS-AD, que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas (Foto: Waldyr Gomes)

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) de Itabuna promoveu, na manhã desta terça-feira (12), uma palestra sobre a concessão de benefícios do Instituo Nacional de Seguridade Social (INSS).

O objetivo é orientar os pacientes assistidos quanto ao acesso, os direitos e o perfil previsto pela legislação para quem pleiteia Benefício Previdenciário (aposentaria e auxílio-doença) ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O CAPS-AD presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Segundo a assistente social do CAPS, Áurea Silva Oliveira, a iniciativa de promover a rodada de conversa sobre o acesso aos benefícios concedidos pelo governo federal através do INSS foi pensada por conta das constantes dúvidas que têm surgido entre os pacientes assistidos pelo Centro.

“Aqui nós fazemos encaminhamentos destes pacientes para o INSS que, por sua vez, analisa caso a caso o perfil de cada pleiteante do benefício para identificar se atende o que preconiza a legislação”, disse Áurea.

Equipe multidisciplinar

Para falar a respeito dos benefícios previdenciário e assistencial do INSS, a direção do CAPS convidou o assistente social do órgão em Itabuna, Charles Trevisan. Ele falou dos principais entraves que limitam a concessão dos benefícios do INSS e pontuou sobre o perfil dos possíveis beneficiários.

O CAPS-AD funciona no bairro Banco Raso e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, além de técnicos e monitores que trabalham diariamente assistindo a população que precisa dos serviços direcionados à saúde mental.

A unidade está ligada a Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde.