Casados I…Responsáveis cai na folia com homenagem a Eduardo Anunciação



Irreverente e cheio de alegria, Eduardo Anunciação foi um dos fundadores do bloco Casados I…Responsáveis

 

“Fazendo amigos brincando”. É com este lema que o bloco Casados I… Responsáveis traz a inconfundível bateria num 49º ano de presença no Carnaval de Itabuna. O grande homenageado da vez é um dos fundadores e folião assíduo, na trajetória da agremiação: o saudoso jornalista Eduardo Anunciação.

Outdoors com a imagem dele, devidamente paramentado com traje do bloco, foram colocados em diversos pontos da cidade. Um painel será exibido no desfile dos “Casados I…Responsáveis” pela Lavagem do Beco do Fuxico, marcada para esta quinta-feira (18), a partir das 17 horas.

O empresário Nérope Martinelli, que desfila desde o segundo ano deste bloco, fala da alegria de curtir as marchinhas de antigos Carnavais e também as músicas próprias, como a famosa “Fubuia”. A tradicional bateria continua sob a batuta de Mestre Natalício. Para acompanhar, um minitrio puxado por José Bezerra (Ceará)

Martinelli conta as horas para estar na concentração, na Praça Laura Conceição (entorno da Ficc). No domingo, a bateria “come solta” nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, a partir das 18 horas. Quem vai seguir os “Casados I…Responsáveis “ pode confirmar a adesão por R$ 35,00, na loja Tuka Armas e Munições (avenida do Cinquentenário, nº 642).

A presidente do bloco, Laurita Brito (à esquerda), comemora o destaque da mulherada

Mulherada protagonista

Era comum ver apenas os homens aproveitarem o “Casados I…Responsáveis”, lembra? Mas essa história é passado. Nos últimos anos, a mulher também pode ser protagonista dessa festa – não só como acompanhantes dos maridos, hein? Com direito a camisa sim, senhor! Não é à toa que temos, há dois anos, uma figura feminina na presidência do bloco.

A enfermeira Laurita Brito destaca a participação ativa das mulheres. Ela lembra que a ala feminina foi criada pelo ex-presidente Roberto Anunciação, conhecido como Tuka. “É gratificante, difícil descrever; é valorização da mulher”, afirma, emocionada. Ao que Martinelli completa: “as mulheres estão somando. Desde que elas entraram, o bloco cresceu”.

Casados I…Responsáveis, uma eterna tradição em Itabuna