Centro de Cultura mais uma vez interditado em Itabuna



centro de cultura adonias-filho-1
Problemas estruturais forçam uma nova interdição no Centro de Cultura Adonias Filho (Foto: Arquivo)

Nos últimos anos, o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, tem sido alvo de um verdadeiro abrir e fechar de portas para a comunidade. Uma reunião ontem (23), com a participação do Ministério Público, Corpo de Bombeiros e direção do local, determinou mais uma interdição. A decisão ocorre depois de duas multas, devido a problemas na estrutura, e um ano de notificações.

Durante o encontro, a Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) tentou adiar o fechamento, mas não obteve êxito. Até então, o Corpo de Bombeiros vinha alertando para problemas, como: falta de uma brigada de incêndio, de iluminação de emergência e o fato de não ter detecção de alarmes de incêndio. Os extintores também são considerados inadequados; o Centro não possui proteção de descargas, os chamados para-raios, e o muro ao redor já foi condenado pela Defesa Civil por oferecer risco a quem passa pela calçada.

Ao final da reunião, ficou decidido que só serão permitidos expedientes administrativos, até que sejam cumpridas as medidas determinadas pelos bombeiros. Estão proibidas, por exemplo, aulas de forró, zumba, feiras, peças de teatro e demais eventos no local.

Reforma quando?

Vale lembrar que o Centro de Cultura Adonias Filho ficou interditado por quase dois anos, para que fosse feita uma reforma pela Secretaria de Cultura do Estado. À época, após deixar a direção da casa, o ator Aldo Bastos fez duras críticas à demora na reabertura do espaço e a intervenções que retiraram pinturas feitas na parede, assinadas por artistas regionais.

O local voltou a funcionar em setembro de 2015 e a nova interdição sugere que não foi feita a devida reforma. “O mais incrível é ver o desinteresse da Secult em resolver a situação. (…) Onde foi parar o dinheiro da reforma que uma empresa iniciou e nunca terminou? Quem ganha com o CCAF fechado? Porque já sabemos quem perde: toda a população de Itabuna e região”, criticou o ator Mateus Saron, via Facebook.