“Chapeuzinho vermelho” ganha nova versão com foco no respeito à natureza


Peça tem sido apresentada nas escolas particulares de Itabuna


Releitura de um enredo vivo há séculos no imaginário

O conto da “Chapeuzinho vermelho”, por tantos anos contado e recontado mundo afora, ganhou uma nova roupagem, com uma generosa pitada de cidadania,k e a interpretação vem animando alunos de várias escolas particulares em Itabuna – ao mesmo tempo, estimulando a reflexão. Encenada de uma forma totalmente diferente do dito convencional, a história tem a ousadia de inverter os papéis.

“O lobo aparece sendo perseguido por uma caçadora que vai fazer de tudo para capturá-lo. Já a chapeuzinho vermelho será amiga do lobo e vai protegê-lo da sua algoz, sem falar que a menina chapeuzinho vermelho é uma grande protetora dos animais e, junto com sua nova amiga, vão lutar para proteger a floresta e todos os animais”, conta o diretor Jefferson Costa, bastante animado com essa releitura proposta pela peça.

Para ele, há algo que as pessoas bem-sucedidas sempre souberam e nunca contaram: “o contato simultâneo das crianças com a natureza preservada e a terceira idade incentiva uma postura de respeito e conservação tanto ambiental como humana, numa perspectiva de atuação construtiva e cidadã”.

Teatro como ferramenta

Especificamente sobre a importância dos espetáculos de teatro na escola, ele destaca o quanto essa arte é fundamental na educação. “Permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos: criatividade, coordenação, memorização e vocabulário. O teatro ensina a viver. Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula você e seus alunos tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. … O teatro pode ser usado, também, como uma ferramenta pedagógica”, argumenta o artista.

Além de Jefferson, na direção e produção, a peça conta com a atuação de Ana Barreto, Ester Costa, Izabel Kelly e Thayla Lewis. Convites para novas apresentações nas escolas podem ser feitos pelo tefone (73) 99913-2602.