Charliane Sousa fala sobre presidência do PTB, contrato do lixo e desafio de fiscalizar



Charliane Sousa é primeira-secretária na Câmara de Itabuna (Foto: Celina Santos)

A vereadora Charliane Sousa (PTB), que tem na atual mesa-diretora o posto de primeira-secretária, admite ter aceitado esse desafio exatamente por ser contadora por formação. Ela demonstra ter um perfil bastante incisivo e, com isso, não sente qualquer diferença de gênero no contato com os colegas edis. Mas uma bandeira bem clara para a única representante feminina nessa legislatura é o estímulo para que mais mulheres entrem na esfera política, disputando e ocupando cargos.

 

O que marca a diferença de ser a única mulher na Câmara de Itabuna?

Não vejo diferença. A não ser por ser a única. Exerço meu trabalho como deve ser feito. Amo nossa cidade e busco sempre o melhor para a mesma. Não há um diferencial por “ser mulher”, mas espero que cada vez mais possamos comemorar conquistas femininas em todas as áreas. Quero registrar a importância e a necessidade de um apoio permanente. Após as eleições, recebi alguns apoios, como do Conselho da Mulher; mas acho relevante realizar encontros reunindo as mulheres com o objetivo de trocar experiências e qualificá-las para o desempenho de suas funções no Legislativo, a exemplo do Seminário com Vereadoras eleitas na região.

 

“Sinto-me profundamente honrada em fazer parte da mesa-diretora, a função exige resiliência e incansável vontade de aprender (e desaprender)”

 

 

A senhora sente em algum colega aquele preconceito tipo: “mulher não entende de política”?

Não! Sou tratada igualmente diante de todos os colegas edis. Mas quero continuar abrindo caminho para que outras mulheres possam assumir cargos de liderança.

 Ser primeira-secretária é um desafio a mais?

Sim, claro!

 Por quê?

Como contadora, achei pertinente aceitar o desafio podendo aplicar meu conhecimento para atender à função. Sinto-me profundamente honrada em fazer parte da mesa-diretora, a função exige resiliência e incansável vontade de aprender (e desaprender).

 Seu pedido recente para ter mais detalhes do contrato do lixo tem um motivo específico? Qual?

Sim. Mas falarei disso no momento adequado, pois não quero me antecipar sem ter os documentos solicitados por meio do requerimento protocolado, lido e aprovado em sessão nesta tarde [quarta-feira, dia 14 de março]. Assim que os receber, poderei emitir melhores informações.

 Fora da Câmara, a senhora enfrenta um embate para presidir o PTB?

Da minha parte não há “briga”. Reafirmo o convite feito para assumir a presidência e acredito nos posicionamentos do nosso presidente, [deputado federal] Benito Gama.