Chefs de cozinha conhecem cultura do cacau durante expedição



Chocolate do sul da Bahia ganha cada vez mais conceito e espaço no mercado

Teve início nesta quarta-feira (9), e segue até sexta (12), mais uma Expedição Gastronômica: Da Roça para a Mesa. Desta vez, nos Territórios de Identidade Sul e Baixo Sul da Bahia. O objetivo é aproximar chefs de cozinha dos produtos da agricultura familiar baiana e da cultura alimentar de diferentes localidades. Assim, inspirar novas receitas e promover os produtos em seus restaurantes.

A expedição é realizada pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A empresa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), conta com a parceria da Aliança dos Cozinheiros Slow Food, rede que reúne cozinheiros de todo o mundo.

Degustação e visitas

O cardápio da expedição está recheado de descobertas e encontros com produtores da agricultura familiar, degustações de mel de cacau, chocolate cru e muitas trocas sobre as técnicas e produção artesanal do chocolate.

A programação conta com visita ao “orgânicos do cacau”, grupo de produtoras, herdeiras das antigas fazendas tradicionais e que hoje estão mudando a história do cacau cabruca; visita às comunidades produtoras e à Cooperativa Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar da Bahia; caminhada pela Mata Cabruca, pelo cultivo do cacau Parazinho, em Casca de Ovo; e visita à comunidade Jacarandá, onde o grupo da expedição participa da quebra de cacau e degustação do mel de cacau.