Chuva: Ilhéus prepara decreto de emergência


Força-tarefa montada para conter avanço do mar na zona norte


São Miguel, na zona norte, um dos bairros que serão atendidos emergencialmente (Foto: Google)

Por causa das chuvas que atingiram Ilhéus desde a última quarta-feira (14), a Defesa Civil identifica a necessidade de um “decreto emergencial de cuidados”. Quem informa é o coordenador do órgão, Joandre Neres. De forma emergencial, foi montada uma força-tarefa coordenada pelas secretarias de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo (SDE).

A proposta é levar soluções que amenizem o impacto provocado pelas marés ao longo dos anos, nos bairros São Domingos e São Miguel, no litoral norte da cidade. Além das consequências causadas pelas chuvas em áreas de maior risco, a Prefeitura de Ilhéus atenta para os bairros fortemente atingidos pela erosão marinha. No período chuvoso, a Defesa Civil intensifica as atividades de vistoria em áreas de risco de modo a garantir a segurança da população.

“A ação foi iniciada antes das chuvas. Temos o mapeamento das áreas que podem ser mais atingidas. Diante disso, alertamos a cada uma das famílias que residem nessas localidades. Utilizamos medidas preventivas, com a colocação de lonase durante esse período,já atendemos a mais de trinta e cinco ligações de emergência. O último chamado foi no domingo, quando encerramos o trabalho por volta das 21h”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres.

A Praia de São Domingos, também na zona norte, recebe providências emergenciais (Foto: Google)

Primeiras ações

No domingo (18), a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura utilizaram máquinas na praia, das 9h às 15h, e algumas barreiras foram colocadas para evitar a derrubada das casas no local. “Esperamos que essas medidas iniciais venham trazer tranquilidade à população, contudo muito trabalho ainda será desenvolvido”, adiantou Neres.

A força-tarefa emitiu alerta para algumas áreas de instabilidade. A Defesa Civil explica que o solo encharcado pode ocasionar deslizamentos de terra em algumas áreas. Nos últimos três dias o índice pluviométrico ultrapassou 140 milímetros.

Para chamados de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil através dos números (73) 98836-2753 ou (73) 98178-2255.