Coelba alerta para interrupções no fornecimento de energia provocadas por pipas; Itabuna registra 32 desligamentos



Foto: Ilustrativa/ Reprodução Internet

A Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba) divulgou que 532 desligamentos de energia provocados por pipa ocorreram de janeiro a julho deste ano na Bahia. Segundo a empresa de energia, a diminuição das chuvas e os ventos de maior intensidade favorecem a brincadeira com pipas.  Mas, além de colocar a vida de pessoas em risco, a brincadeira prejudica o fornecimento de energia.

Em Salvador e Região Metropolitana, a Coelba já registrou esse ano, de janeiro a julho, 121 desligamentos provocados por pipa. As cidades de Tanhaçu, no sudoeste baiano e Ilhéus e Itabuna, na região sul, aparecem no topo da lista com o maior número de casos no interior. De janeiro a julho de 2017, Tanhaçu registra 42 casos, Ilhéus possui  36 e Itabuna, 32.   O bairro de Malhado, em Ilhéus, registrou  sozinho, 47 ocorrências no ano de 2016.

A Coelba ressalta que o risco de empinar pipas próximo da rede elétrica é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola. O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede elétrica. As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive o rompimento de cabos.

Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede elétrica.  O ideal é que a brincadeira aconteça em locais como praias e campos.