COLUNA DE MARIANA BENEDITO – Renovação


“É quando a gente junta os brilhos individuais que a gente ilumina mais”


Estamos no período da Quaresma, Páscoa, Semana Santa, Paixão e Ressureição de Cristo. Independente da crença que você carregue, querido leitor, eu acredito que esses dias nos proporcionam uma profunda reflexão, para além dos preceitos religiosos. E eu peço que você leia esta coluna de coração aberto.

É uma época de renovação, uma oportunidade de a gente botar lentes de aumento em nossas atitudes, pensamentos, ações, desejos, movimentos e avaliar o que precisa ser realinhado. Creio que a cada dia que nasce, temos o privilégio de nascermos um pouco melhores, de fazer diferente. Ou, pelo menos, tentar. Se disponibilizar, se permitir.

Renovação significa alterar para melhor, fazer ficar novo outra vez. E isso não significa, necessariamente,fazer algo grandioso, de muito destaque; é das pequenas coisas que as grandes se constroem. E, por mais clichê que possa parecer, sorrir é um grande passo! Ser gentil é um passo maior ainda. Impulsionar, animar, incentivar alguém, quem quer que seja, para que acredite no potencial que possui não vai, de maneira alguma, afetar ou diminuir seu brilho – muito pelo contrário. É quando a gente junta os brilhos individuais que a gente ilumina mais.

Lembrar às pessoas que você gosta de tê-las por perto, ouvir a história do outro sem julgamento, sem a necessidade de trazer respostas e soluções e argumentos, apenas ouvir. Estar atento, fazer daquele ser humano à sua frente único e especial. Reconhecer o sucesso, os dons, os talentos, as qualidades do outro. Façamos um exercício: todas as vezes que vier à nossa mente apontar um defeito ou uma falha de alguém, pensemos, simultaneamente, em uma qualidade, algo de positivo. Ter delicadeza com quem nos cerca, cumprimentar com civilidade e, cereja do bolo, com ternura olhando nos olhos.

Trocar palavras negativas, de pessimismo, descontentamento, amargura pela prática de dizer palavras de bom ânimo, de esperança, confiança, otimismo. Deixar de reclamar tanto pelo que nos falta e agradecer mais pelo que já temos. Perceber as coisas simples da vida, valorizar os pequenos prazeres, apreciar um pôr-do-sol e as pinceladas de cores quentes que ficam no céu.

Renovar é se dar a oportunidade.

Renascer melhor.

E, não se iluda, meu amadíssimo leitor. É puramente uma questão de escolha.

 

* Psicanalista em formação; MBA Executivo em Negócios; Pós-Graduada em Administração Mercadológica; Consultora de Projetos da AM3–Consultoria e Assessoria.

E-mail: [email protected]