Coluna de Ramiro Aquino – 05 a 08 de julho




O QUE ORGULHA MUITO AOS ITABUNENSES é quando uma filha da terra faz sucesso fora daqui. Falamos da oftalmologista Camila Netto, da lavra de Ronaldo Netto e Lucinha. Ela, que dirige o Depto de Glaucoma Infantil da UNIFESP, é co-autora com Cristiane Rolim de Moura e Buno Esporcatte, do livro Glaucoma na Infância (Foto). Parabéns, primos.

COMEÇOU ESTA SEMANA A DISTRIBUIÇÃO DE CAMISAS para o Feijão Imprensa 2019, promovido pela CDL. Inicialmente marcado para 16 do mês passado, o evento foi adiado para 14 deste mês de julho (dentro de 9 dias). Será no Espora de Ouro a partir do meio-dia e espera-se a presença de cerca de mil convidados.

É IMPRESSIONANTE A QUANTIDADE E QUALIDADE dos ouvintes que tenho no programa “Médico da Família”, que apresento todas as terças-feiras, ao vivo, das 10 às 11 horas, na Morena FM. Pensei ter uma audiência pequena, mas têm sido tantas as manifestações que nem sei como agradecer. Ao longo de dois anos, já entrevistei Médicos de todas as especialidades, Nutricionistas, Psiquiatras, Psicólogos, Farmacêuticos, representantes de clínicas e pelos meus cálculos, já foram mais de 100 entrevistas no período. Obrigado a todos.

PASSADO O PERÍODO JUNINO, ONDE SE INCLUIU O ANIVERSÁRIO da querida cidade de Ilhéus, as atenções estão agora voltadas para o Dia da Cidade de Itabuna, que completa 109 anos de emancipação política. Em 1910, ano de sua fundação, teve o seu primeiro Intendente 1908/12 (Foto de Olintho Batista Leone) e o seu primeiro Prefeito l930/32 (Foto de Glicério Esteves de Lima).

 

REVERENCIO A SAUDOSA LINDAURA BRANDÃO OLIVEIRA (Foto), dirigente do Divina Providência, colégio dos mais respeitáveis e tradicionais da cidade e que hoje está completamente desfigurado. Por suas mãos passaram milhares de cidadãos bem-sucedidos. Infelizmente, não se respeita mais os símbolos da nossa educação. Vez por outra, vou continuar homenageando grandes figuras da terrinha, pois tem muita gente ainda.

ESTÃO SUSPENSOS TEMPORARIAMENTE OS VÕOS no Aeródromo Tertuliano Guedes de Pinho. Reinaugurado em maio/2019, o equipamento ainda precisa de obras complementares. A briga entre moradores da Bananeira e Poder Público deu até vandalismo. É uma pena, considerando a utilidade do veículo.