Coluna de Ramiro Aquino – Edição 13 a 16 de setembro



 

OUTRA DECEPÇÃO COM A CÂMARA de Itabuna na reunião do Patrimônio Histórico realizada em 27.8, com palestra da historiadora Janete Ruiz Macedo (Foto Gabriel Oliveira). A mesa, presidida por Júnior Brandão, tinha Eva Lima (Acate/Cons. de Turismo), Jan Costa (FICC) e Lula Dantas (Cons. de Políticas Culturais). A decepção? De 21 edis, apenas 1 esteve presente, Júnior Brandão. O vereador Enderson Guinho ficou apenas na primeira parte. E tem gente pensando em ser prefeito. Em compensação, tinha muita gente importante assistindo.

RECEBI DUAS FOTOS HISTÓRICAS DE ÉPOCAS DIFERENTES, sendo que uma anuncia a apresentação do Grupo Encontros, em agosto de 1995 (Agradeço a Tia Ceiça). Me foi dada a oportunidade de rever Carlinhos, Conceição, Natália, Kito, Jan, Adriana e Toinho. Outra, segundo consta de 1965 (Agradeço a Paulo Vicente e Anália São Mateus), aparecem, em pé: São Mateus, Amália, Tote, ?, Litza, Rafle, ?, Anália e das Dores São Mateus. Sentados: Lindaura, Vilma, Zibia, Ramiro e Zé Araújo. Gostaria muito que os de boa memória identificassem as figuras com interrogação.

 

ESTA SEMANA HOMENAGEAREI QUATRO contemporâneos dos velhos idos do Divina Providência: As “meninas” Acácia (Pinho e Ribeiro), de um sorriso e uma amizade incomparáveis, e do “velho” Aquiles, sempre jovem para os amigos. Além deles, um quarto, o professor Carlos Duarte, um grande amigo, que faleceu aos 81 anos, exatamente no Dia do Trabalho