Com 1ª praia do Brasil, Prado é um refúgio no Carnaval



1- BARRA DO CAHY BY RONNY SANTANA - PRADO ENCANTA (IMG_9157)
A Barra do Cahy é apontada como a primeira praia do Brasil (Fotos: Ronny Santana)

Por Celina Santos

Um lugar onde a beleza respira junto com a tranquilidade; a cultura é preservada em forma de diversas manifestações; os sabores bem locais convidam os visitantes a voltar. Assim é Prado, município de 36 mil habitantes, no extremo-sul baiano, a 206 km de Porto Seguro. Os 84 km de litoral incluem um pedaço especial: a Barra do Cahy, recentemente reconhecida como a primeira praia do Brasil. Com tantos atrativos, é um destino perfeito para aproveitar o Carnaval, hein?

A folia na cidade, decorada com máscaras gigantes, como pede o clima do momento, começou dia 17 e segue até 28 de fevereiro. Nos dias do Carnaval Oficial, os turistas e nativos poderão aproveitar desde as tradicionais marchinhas, na Praça Redonda, até os minitrios e o palco com bandas regionais, na avenida Dois de Julho.

3- EUJÁCIO MUNIZ (IMG_0312)
Eujácio Muniz, Diretor de Cultura de Prado

“Tanto o adolescente quanto um senhor de 100 anos vão estar nessa pracinha; é nosso resgate cultural, blocos de fantasia, não há sequer ocorrências de brigas entre bêbados. Durante o dia, das 10 às 15 horas, a cidade tem programação para crianças e para a terceira idade, com folclore – capoeira, marujada, bumba meu boi, mouros e cristãos. À noite também tem teatro e dança, com aulão para o público”, convidou, animado, o Diretor de Cultura, Eujácio Muniz.

A expectativa é que a população de Prado triplique durante o Carnaval, ocupando 100% da rede hoteleira – considerada a terceira da Bahia. A festa é realizada pela Prefeitura, tendo à frente à prefeita Mayra Brito, com apoio da Bahiatursa e, possivelmente, dos donos de hotéis e pousadas.

Praia e gastronomia

As praias e seus encantos vão de Corumbau, Cumuruxatiba, das Ostras, do Centro, do Coqueiral e Novo Prado até Barra do Cahy. Essa última, conforme pesquisas a partir da carta de Pero Vaz de Caminha, teria sido o primeiro lugar em que os descobridores portugueses aportaram em terras brasileiras.

“Geograficamente, os portugueses avistaram o Monte Abrolhos; navegando pelo vento do Sudeste, avistaram um monte alto e redondo, batizado como Monte Pascoal. Esse monte só pode ser avistado se estiver na linha de Prado, no mar. Não tem como avistar o Monte Pascoal estando em Porto Seguro”, argumentou Muniz.

E completou, ainda mencionando a carta de Caminha: “Eles estavam falando de Prado e quem colocou esse nome Barra do Cahy foram eles mesmos. Colocou esse nome porque vinham caindo na boca de uma barra. Daí eles ancoraram e avistaram os índios, com os quais trocaram presentes. Como a praia era agitada, foram atrás de um ancoradouro seguro – Porto Seguro”.

De acordo com o diretor, a visitação já aumentou desde que foi fincado o “Marco do Descobrimento” na Barra do Cahy, como forma de reconhecimento por estar ali a primeira praia do Brasil.

Para não deixar de falar nos sabores só encontrados em Prado, devemos registrar que por lá tem bobó de São Benedito, moqueca de lagosta e moqueca de badejo. Estão servidos?

2- PRAIA JAPARA GRANDE BY RONNY SANTANA - PRADO ENCANTA (IMG_3141)
Os 84 km de praias em Prado são um irresistível convite aos visitantes