Com adesão a consórcio de saúde, Itabuna sediará Policlínica Regional



Governador Rui Costa, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais e federais

O governador Rui Costa e o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, assinaram na sexta-feira (19) o protocolo de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde do Sul da Bahia. Ele tem a adesão de outros 20 municípios e abre perspectiva para implantação de uma Policlínica Regional com investimentos de R$ 24 milhões. A solenidade, que reuniu o vice-governador João Leão, parlamentares e prefeitos da região, foi realizada no auditório do Cetep Litoral Sul II, em Itabuna.

O prefeito Fernando Gomes considerou a data importante para um avanço na área da saúde na região e consolida Itabuna como um polo de atendimento e referência na prestação de serviços de saúde no Sul da Bahia. Na oportunidade, o gestor também agradeceu o apoio do governador Rui Costa, que vem realizando obras na região e está concluindo a barragem do rio Colônia, que vai garantir o abastecimento de água para a população itabunense, além de recentemente autorizar a conclusão do Teatro Municipal.

Responsabilidades previstas

No modelo proposto para o consórcio e na implantação da policlínica, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades. Além disso, cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante na proporção das suas respectivas populações.

O governador Rui Costa destacou que os consórcios propõem um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde. Tudo com o objetivo de ampliar e descentralizar a assistência, ajudando a reequilibrar as finanças municipais. Ele salientou que os consórcios vão ficar responsáveis pela gestão das 28 policlínicas que serão construídas pelo Governo do Estado.

A Policlínica de Itabuna terá até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos, como tomógrafos e aparelho de ressonância magnética, para rastreamento de câncer de mama e outros exames.

Educação integrada

Rui Costa anunciou um investimento de R$ 5 milhões em Itabuna, num projeto de educação integrada que vai incluir cinco unidades escolares, ocupando uma área de 60 mil metros quadrados. A proposta é considerada inovadora para um campus educacional.

O projeto inclui a construção de biblioteca, laboratórios, quadras cobertas e espaço para debates e palestras. O governador também destacou a importância da parceria com a prefeitura municipal, que tem se traduzido em obras em benefício da população.

 

Amurc aplaude criação do Consórcio

O recém-assinado protocolo de intenções para criação do consórcio de saúde conta com o apoio e a articulação da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). Desde o ano passado, a entidade vem reunindo e orientando prefeitos para esse objetivo.

Com a lei que autoriza a participação no Consórcio aprovada no município que gere, o presidente da Amurc e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou: o ato representa o primeiro passo para atender a demandas nas áreas de Média e Alta Complexidade. “Essa é a uma oportunidade e responsabilidade dos gestores em buscar conjuntamente alternativa para melhoria dos serviços de saúde na região”, avaliou.