Com estoque baixo, Banco de Sangue de Itabuna convoca doadores



Para atender à demanda, o Banco de Sangue precisa de, pelo menos, 60 doadores por dia

Há quase uma semana, o Banco de Sangue de Itabuna recebe um número ainda mais reduzido de doadores. O movimento está longe do ideal para a manutenção do estoque. Para atender à demanda de todos os hospitais do município e das cidades circunvizinhas, são necessárias, em média, 60 doações por dia.

Segundo o responsável pelo Serviço de Captação do Banco de Sangue, o enfermeiro Adelson Bispo, mais importante que doar, é manter a regularidade dessa ação. “Hoje, durante as campanhas, um número expressivo de doadores comparece ao Banco de Sangue. Mas essa doação precisa ser rotineira. Precisamos criar nesse doador a consciência da importância da regularidade desse ato. O intervalo entre as doações é de dois meses para homens e de três meses para as mulheres. Aumentar a quantidade de doadores de repetição é o que fará com que, todos os dias, tenhamos um número de doações mais próximo do ideal”, ressalta Adelson.

Todos os dias, o Banco recebe solicitações de hemocomponentes, seja para suprir as necessidades de cirurgias eletivas, pacientes internados ou por conta de alguma demanda extra, geralmente causada por alguma emergência.

De acordo com a Coordenadora de Laboratório, a biomédica Raquel Gois, cada doador é muito importante. “Precisamos diariamente de todos os tipos sanguíneos. Por isso, se você é doador e já está no prazo de doar novamente, compareça ao Banco de Sangue. Caso ainda não seja doador, encoraje-se! O seu ato de amor ao próximo nos ajuda a salvar vidas”, destacou Raquel.

Quem pode doar

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH), pesar acima de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos, e ter boa saúde. No caso dos menores de 18 anos, é necessária autorização formal do representante legal. Os doadores devem procurar o Banco de Sangue de Itabuna, localizado no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, onde passará por uma triagem detalhada antes de efetuar a doação. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas (o serviço não fecha para almoço), e aos sábados, das 7 às 12 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3214-9126.