Combate à violência: videomonitoramento ganha reforço


Segunda etapa do projeto foi recentemente lançada em Itabuna


 

A partir de segunda-feira, a avenida do Cinquentenário será toda monitorada

Já começou uma nova etapa do projeto de videomonitoramento do centro de Itabuna, com a instalação de câmeras no Calçadão da Ruy Barbosa. Iniciado há 90 dias, o trabalho começou pela rua Paulino Vieira, numa parceria entre CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista) e ACI (Associação Comercial de Itabuna), com apoio da Prefeitura e de empresários do comércio local.

O próximo passo é instalar 46 câmeras pela avenida do Cinquentenário e depois nas transversais que ligam aquela via à Paulino Vieira. “Significa o cumprimento de uma dívida que nós temos com o empresário: melhorar a segurança de Itabuna”, afirma Carlos Leahy, presidente da CDL.

Ele informa que o projeto tem o intuito de monitorar todo o centro da cidade, mas deve chegar também a bairros como Califórnia, Conceição, Fátima, São Caetano, Santo Antônio e Mangabinha.

Um esforço conjunto de entidades no projeto do videomonitoramento (Fotos: Waldyr Gomes)

Alta definição

O diretor da Empresa de Segurança Taurus, Wendel Atanásio, responsável técnico pela implantação e monitoramento do sistema, enfatizou que o maior objetivo do projeto é elevar a segurança de comerciantes, comerciários, consumidores e transeuntes na área central da cidade. “Para isto, estamos utilizando o sistema de tecnologia de alta definição, com capacidade de realizar mapeamento, identificação de placas e reconhecimento facial”, frisou.

Ele revelou, ainda, que o projeto prevê a instalação de 78 câmeras no total. São 16 na Paulino Vieira, outras 16 no Calçadão e mais 46 na extensão da Avenida do Cinquentenário.

O projeto prevê a instalação de 78 câmeras