Começa discussão sobre segurança do Carnaval de Itabuna



reuniao-pmi-foto-chaparraus
Reunião com secretariado e autoridades policiais, no Centro Administrativo (Foto: Chaparraus)

O prefeito Fernando Gomes e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, receberam na manhã desta quarta-feira (4), no Centro Administrativo Firmino Alves, autoridades policiais de diversos segmentos – 15º BPM, 7ª Coorpin, PRF, Polícia Civil, Bombeiros, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e ainda do Samu -, para discutir a segurança do Carnaval Antecipado que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.

A reunião ainda contou com a presença do presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Jorge Vasconcelos; e da secretária de Governo, Maria Alice. Na oportunidade, o prefeito Fernando Gomes fez questão de frisar que a segurança dos foliões será fator primordial e para isso, contará com a parceria das autoridades policiais competentes.

“Nada mais oportuno do que nesta primeira semana de trabalho convocarmos as autoridades policiais para já começarmos a definir detalhes da segurança do evento”, salientou o prefeito, frisando que a festa será da família itabunense.

 

Programação

Na sexta-feira (10/2), terá início com a Lavagem do Beco do Fuxico, por volta das 17 horas, e será encerrada à uma hora da manhã. No sábado (11/02) começará às 20 horas e o encerramento será à 1h30min. No último dia do Carnaval (12/02) o início também será às 20h e o encerramento, meia-noite.

A iniciativa foi bastante elogiada pelas autoridades policiais presentes, entre eles, o comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Daniel Riccio; o subcomandante do 4º GBM, Major PM Manfredo Santana; e o coordenador da 7ª Coorpin, Delegado André Aragão.

Sobre a retomada do Carnaval Antecipado, o presidente da FICC, Daniel Leão, destacou que esta era uma antiga reivindicação dos itabunenses, que trará não somente diversão, mas também ajudará a movimentar a economia local.

“Não mediremos esforços para que seja uma grande festa e principalmente com muita segurança e tranquilidade para a família itabunense” garantiu Leão. O presidente da Comissão Organizadora do evento, Jorge Vasconcelos, complementou informando que serão contratadas somente bandas regionais, como forma de valorizar os artistas da terra e reduzir os custos.

Antecipado

O Carnaval Antecipado de Itabuna teve a sua primeira edição no governo de Fernando Gomes no ano de 1982, tornou-se tradição na cidade, mas havia sido suspenso nas últimas administrações. Neste começo de governo, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, Fernando cumpre uma de suas promessas de campanha ao retomar o Carnaval Antecipado de Itabuna.

Logo após a discussão com representantes de órgãos de segurança, o prefeito reuniu secretários de algumas pastas para convocá-los a se integrarem à equipe da FICC e colaborarem de forma mais ampla e abrangente com o carnaval. Foram abordados aspectos relacionados a iluminação, limpeza pública, vigilância sanitária, posto médico, fiscalização, localização e ordenamento de barracas para comercialização de comidas e bebidas ao longo do circuito.

“É necessária a colaboração de todas as divisões da Prefeitura, porque quero uma equipe unida, integrada e esforçada, para que possamos oferecer um carnaval embora modesto, animado e organizado”, disse Fernando.

Estiveram presentes além do presidente da FICC, Daniel Leão, e do presidente da comissão do carnaval, Jorge Vasconcelos, os secretários Victor Lavinsky (Saúde); Sandra Neilma (Assistência Social); Sérgio Gomes (Settran); Maria Alice Araújo (Governo); Francisco França (Infraestrutura); John Nascimento (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente); e  Administração (Dinailson Oliveira).