Começa negociação no 3º dia de greve dos bancários



bancos-greve
Todas as agências de Itabuna tiveram funcionamento interrompido
greve-certa
Bancários saíram em caminhada pelo centro de Itabuna

Apenas nesta sexta-feira (9), após três dias de greve dos bancários, representantes da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) se sentaram com a categoria, para tentar pôr fim ao movimento. A proposta de reajuste salarial foi elevada de 6,5% para 7%. Já o abono, saltaria de R$ 3 mil para R$ 3.300 ao ano. Tais ofertas, entretanto, foram consideradas insuficientes pelos grevistas.

Segundo Francisco Alves, diretor financeiro do Sindicato dos Bancários de Itabuna e região, os funcionários querem aumento real. Por isso, reivindicam 14,57%. “A inflação do período foi de 9,57%; pedimos mais 5% de ganho real. E abono salarial quer dizer perda no poder de compra do bancário. Se eles fizerem uma proposta decente, reuniremos para apreciação na segunda-feira”, adiantou.

Falando sobre a base sindical no sul da Bahia, ele informou que apenas duas agências – do Bradesco – estão funcionando, num universo de 16 cidades. Elas ficam em Itaju do Colônia e Santa Cruz da Vitória. Nos demais municípios, as únicas alternativas para o usuário continuam sendo as casas lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos.

Para chamar a atenção dos colegas e da sociedade, os bancários realizaram uma caminhada na manhã de hoje, em Itabuna, passando pelas agências do centro da cidade, ao som de uma fanfarra. “Nosso slogan é ‘só a luta de garante’”, frisou o sindicalista.

A rodada de negociação seria retomada agora à tarde e deve estender-se até a noite.