Comerciários de Itabuna serão beneficiados com escola e serviços móveis gratuitos  



Carqueija e Aboboreira, com os diretores da Fecomercio
Carqueija e Aboboreira com os diretores regionais do Sesc, José Carlos e Maria José

Trazer para Itabuna uma escola e unidades móveis da Saúde da Mulher e Odontológica, além de ações culturais e recreativas. Estas foram algumas das reivindicações feitas pelo presidente do Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna), Eduardo Carqueija, e pelo Diretor Executivo da entidade, José Aboboreira.

Recentemente, os dois se reuniram em Salvador com os diretores regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc/Bahia), José Carlos Boulhosa Baqueiro e Maria José, para tratar de projetos que beneficiem a classe trabalhadora do Comércio de Bens, Serviço e Turismo de Itabuna.

“Os diretores apresentaram os prós e os contras do que propomos a eles, mas sinalizaram como justas nossas reivindicações”, comemorou, em entrevista ao Diário Bahia, José Aboboreira, acrescentando que Itabuna será contemplada com uma escola do Sesc. A instituição, explicou o diretor administrativo, beneficiará os filhos dos comerciários. “O aluno entra aos três anos de idade e sai aos 14. Nesse período, ele passa pelas disciplinas normais e terá direito a praticar esportes em geral”, ressaltou.

No entanto, o prazo para que essa unidade seja instalada em Itabuna ainda não foi definido. Segundo o Sindicom, será necessária a doação de um terreno, medindo, aproximadamente, 20 mil metros quadrados. “Também teremos que aguardar a conclusão de quatro escolas que estão sendo construídas na Bahia”, explicou Aboboreira.

Unidades Móveis

Por outro lado, o Sesc liberou, para execução imediata, o serviço móvel, que inclui os programas Saúde da Mulher e o Atendimento Odontológico, ambos,  assim como a escola, gratuitos. E isso será feito com o apoio do Sindicom, em parceria com a Prefeitura.

Antes, porém, o Sindicom terá que cadastrar todos os empregados do comércio, bens, serviços e turismo e enviar a relação para o Sesc, que, por sua vez, emitirá as carteiras para os beneficiados.  “Com essas carteiras em mãos, os empregados poderão usufruir dos benefícios oferecidos pelo Sesc em todo o território Nacional”, esclareceu o presidente do sindicato, Eduardo Carqueija.

Em pauta

Ainda em Salvador, Eduardo Carqueija e José Aboboreira participaram de uma reunião ordinária na Federação do Comércio da Bahia (Fecomercio), onde foram tratados de vários outros assuntos, como a Quinta do Crédito – uma parceria da Fecomercio com a Desenbahia, Caixa, BNB e Banco do Brasil, onde os empresários terão tratamento diferenciado, negociando taxa de juros mais acessíveis.

“A Quinta do Crédito também vem para Itabuna. É mais um serviço que o Sindicom vai prestar ao associado, que terá um atendimento diferenciado às quintas- feiras, com melhor atendimento e menores taxas de juros”, adiantou o diretor executivo, José Aboboreira.

“Natal Solidário”

A última agenda dos diretores dos Sindicom foi cumprida no Departamento de Marketing da Fecomercio. Lá, num encontro com o gerente Marcos Maciel, foram discutidos planos de ação do Sindicom, a exemplo do projeto “Natal Solidário”.

“O Natal Solidário poderá ser implantado em Itabuna, o que trará visibilidade à entidade. Poderá ser feito em parceria com Comércio, Bancos, Clube de Serviços e veículos de comunicação. A arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos terá como destino as entidades de assistência social”, adiantou Eduardo Carqueija.