Conselho questiona PPP superior a R$ 930 mil para UPA do Monte Cristo em Itabuna



A previsão é que a UPA comece a funcionar em novembro

O Conselho Municipal de Saúde de Itabuna discutirá nesta quarta-feira (23), às 15 horas, a proposta do município de firmar uma PPP (Parceria Público-Privada) para gerir a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Monte Cristo. Conforme o projeto, tal parceria seria de R$ 931 mil por mês.

A justificativa para a PPP é que facilitaria a compra de material e medicamentos, além da contratação de pessoal – tudo porque a previsão de início das atividades no local é novembro.  A UPA é apontada como alternativa para desafogar os hospitais de Base e São Lucas.

Josivaldo Gonçalves, presidente do Conselho de Saúde

“De onde virão os recursos [da parceria], se as unidades de saúde estão destroçadas; algumas não têm médico, outras não têm medicamento, estão funcionando precariamente. A do bairro Jorge Amado está fechada. O São Lucas está para fechar… Por que não aumenta a receita também do Hospital de Basse?”, questiona Josivaldo Gonçalves, presidente do Conselho.

Segundo a secretária de Saúde, Lísias Miranda, informou no mês passado, a UPA do Monte Cristo terá dois médicos atuando 24 horas, para realizar cerca de 10 mil atendimentos por mês.