Cooperação busca combate a lixões na Bahia


Parceria com Movimento Cidades Inteligentes, para dar novo destino a resíduos sólidos


Representantes do Portal do Sertão, Condesc, Cima, Consórcio Litoral Sul, FecBahia, Secretário da Sedur, e o Deputado Federal Zé Neto

 O titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito, assinou um termo de cooperação técnica ontem (19), na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, com o Movimento Cidades Inteligentes. O objetivo é promover assessoria na condução da modelagem quanto ao destino de resíduos sólidos urbanos.

Durante o encontro, o secretário executivo do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga, salientou a importância do instrumento público para o enfrentamento e atendimento às atividades de saneamento básico e resíduos sólidos.

De acordo com ele, o consórcio é “melhor instrumento para que os municípios, principalmente os menores, sejam contemplados em suas políticas de combate aos lixões, bem como o atendimento e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário e distribuição de água”.

Planos intermunicipais

A cooperação ora assinada deverá adaptar-se aos planos intermunicipais de resíduos, que serão desenvolvidos pelos Consórcios Intermunicipais, em parceria com o Governo do Estado, através da Sedur. A assinatura do termo aconteceu após a reunião inaugural da Região Nordeste da Frente Parlamentar Pelo Saneamento.

Na oportunidade, o presidente da Federação dos Consórcios Intermunicipais da Bahia (FEC Bahia) e prefeito de Capela do Alto Alegre, Ney Novais, destacou que a Federação já vem desenvolvendo um trabalho de congregação entre as diversas secretarias do Estado, através de um Grupo de Trabalho, que visa à elaboração e execução conjunta de ações de gestão consorciada dos resíduos sólidos no Estado.